A empresa Espanhola EAATA, que tem agora uma equipa dedicada ao mercado português, realizou no Porto o seu primeiro Tech Day, onde mostrou não só a sua oferta ao nível do diagnóstico, como abordou importantes temas ligados ao diagnóstico auto para muitos responsáveis de oficinas.
A apresentação do evento foi feita por Nelson Rodrigues, responsável comercial da EAATA em Portugal, que disse que o Tech Day é um evento que permitirá aos responsáveis oficinais desenvolverem a atividade dentro da área do diagnóstico, da eletrónica e da programação de chaves, uma área também ela muito importante para a EAATA.
Pedro Guedes, responsável pelo departamento técnico da EAATA, começou por abordar o tema do processo de diagnóstico. Sendo certo que cada mecânico tem o seu método, existem contudo, procedimentos que devem ser seguidos para que se consiga obter um resultado final desejado, isto é, que a reparação do veículo fique concluída com sucesso.
Entre vários exemplos, Pedro Guedes, falou discritivamente do processo de diagnóstico “ideal”, dizendo, por exemplo, que um dos momentos mais importantes é a entrevista com o cliente sobre os sintomas da avaria.
SERMI
Um dos destaques deste evento foi o SERMI, apresentado por Ana Pinto da Kiwa, entidade certificadora. Esta profissional falou a quem se destina a certificação (oficinas que trabalham com a segurança do veículo e empresas que prestam serviços remotos e pelo menos um dos seus profissionais), e explicou todo o processo de certificação, bem como o fluxo para a oficina ou o funcionário obter a certificação.
Ana Pinto abordou também o que é necessário às oficinas fazerem para se candidatarem, como também outros detalhes, como por exemplo, os registos que cada oficina deve fazer sempre que fizer uma intervenção que envolva a segurança do automóvel. Poderá ler AQUI mais informações sobre o processo de certificação da KIWA.
A ilusão do mecânico
Dentro do contexto deste evento Tiago Rocha, da Tiagorochauto, fez uma palestra sobre gestão oficinal, com base em toda a sua experiência como dono de oficina, intitulada “A ilusão do mecânico”. Na sua palestra foi deixando alguns conselhos à plateia (constituída por responsáveis oficinais), da importância de gerir e controlar o negócio, dizendo Tiago Rocha que “a evolução como gestor da oficina é urgente e obrigatória”.
Este profissional do setor oficinal falou de temas como a gestão de colaboradores, a gestão de clientes, a gestão de fornecedores, a gestão da organização, a gestão do marketing, gestão financeira,
Chaves
Uma das áreas importantes do negócio da EAATA é o da chaves. Manuel Piña, responsável de desenvolvimento técnico na área das chaves nesta empresa, abordou o potencial de negócio que existe em redor do tema das chaves, mas também a solução que a EAATA oferece aos profissionais para poderem dinamizar este negócio.
Ainda no decorrer deste evento, foi feita uma apresentação da máquina de diagnóstico 360PRO, bem como todas as suas potencialidades, equipamento que apresentamos na edição 104 da sua revista PÓS-VENDA (ver AQUI).
Na próxima edição da revista PÓS-VENDA poderá ler a reportagem completa do Tech Day EAATA.