Ver todas

Back

Clarios aumenta produção de baterias AGM em 50% até 2026

8 Agosto, 2024

A Clarios anunciou hoje em conferência de imprensa, que fará um enorme investimento na produção da mais recente geração de baterias na Europa. A produção de baterias AGM na região EMEA aumentará cerca de 50% até 2026, fruto de uma reorganização industrial.

Durante a conferência de imprensa que a Clarios realizou para jornalistas de todo o mundo, onde estiveram presentes cerca de 50 profissionais da comunicação, incluindo da Pós-Venda (em exclusivo para Portugal), que serviu de lançamento da presença da empresa nos Salões Automechanika e IAA (ambos na Alemanha e em Setembro), foram apresentados alguns interessantes dados e novidades, que iremos divulgar na próxima edição da sua revista PÓS-VENDA.

O fabricante de baterias Clarios está a investir, já desde 2022, aproximadamente 200 milhões de euros nas suas fábricas europeias, ampliando assim a sua capacidade de produção de baterias avançadas para automóveis com separador de fibra de vidro absorvente (AGM). A partir de 2026, a produção anual aumentará cerca de 50%.

Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), a Clarios possui 13 fábricas de produção, incluindo duas fábricas de reciclagem. Estes investimentos fazem parte da estratégia global da Clarios de investir em projetos especificamente focados na produção de AGM a curto prazo, o que permitirá à Clarios em EMEA e à sua marca VARTA Automotive reforçar a sua posição de liderança na região, melhorando a capacidade de servir os clientes de forma ainda mais rápida.

Esta expansão criará cerca de 150 novos postos de trabalho nas modernas fábricas da Alemanha, Espanha, República Checa e França, possibilitando o estabelecimento de conglomerados de produção e a concretização da estratégia “na região para a região” também na região EMEA.

Nesta interessante conferência de imprensa, foi claramente mostrado que a indústria automóvel está a passar por uma transformação impulsionada principalmente pelas tendências de eletrificação, digitalização e circularidade, que irão potenciar e exponenciar o negócio de baterias, sobretudo com tecnologia AGM. À medida que as plataformas dos automóveis se tornam mais complexas e exigem muito mais energia, a necessidade de desenvolver sistemas avançados de baixa tensão capazes de fornecer a energia necessária para o desempenho e a segurança torna-se ainda mais crucial. Prevê-se que a procura global por sistemas avançados de baixa tensão cresça 7% ao ano até 2030.

Durante a realização da Automechanika e do IAA Transportation, a Clarios vai ter também em apresentação algumas novidades. Para já o que se sabe é que a Clarios vai apresentar um novo portfolio de produtos e soluções da VARTA, que engloba não só os veículos ligeiros como os veículos pesados, sobretudo os camiões.

 

PALAVRAS-CHAVE