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Uma bateria convencional é suficiente se o Start-Stop estiver desativado? A VARTA explica!!!

23 Setembro, 2024

O sistema Start-Stop, atualmente uma característica padrão na maioria dos veículos, teve um início fascinante. As emissões de monóxido de carbono e a primeira crise do petróleo, nos anos 70, impulsionaram os fabricantes automóveis a desenvolver soluções que reduzissem o consumo de combustível. Nesse contexto, a Toyota destacou-se como pioneira, ao criar uma tecnologia que desligava o motor automaticamente sempre que o veículo ficava imobilizado. Na década de 80, a Volkswagen deu continuidade a este progresso com o Golf III Ecomatic, o primeiro carro a implementar essa inovação de forma prática e eficaz.

Hoje em dia, o Start-Stop não é apenas um recurso adicional, mas uma solução crucial para atender às exigências ambientais e às expectativas dos consumidores por maior eficiência. No entanto, ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre esta tecnologia. Neste artigo, os especialistas da VARTA esclarecem se uma bateria convencional é suficiente quando o Start-Stop é desativado.

Novas Funções de Economia de Combustível Apoiam o Start-Stop

Os sistemas de economia de combustível dos veículos modernos evoluíram significativamente desde os primeiros dias. Hoje, eles oferecem muito mais do que apenas desligar o motor quando o carro para. Tecnologias como a recuperação de energia durante a travagem são apenas alguns exemplos de como esses sistemas estão a melhorar a eficiência dos veículos.

À medida que essas tecnologias se tornaram mais comuns, também se tornaram mais sofisticadas. Atualmente, a gestão da bateria e a gestão de energia do veículo estão cada vez mais integradas, garantindo uma economia de combustível eficaz e inteligente.

Bateria Convencional em Veículos com Start-Stop

Além do sistema Start-Stop, os veículos modernos têm várias tecnologias para poupança de combustível. Funções como “sailing” (em que o motor desliga-se durante a condução sem necessidade de potência) e “boosting” (aceleração temporária) também são comuns, e requerem baterias com maior capacidade do que as convencionais.

Mesmo que o Start-Stop seja desativado, o veículo ainda requer uma bateria com requisitos mais elevados devido a todas estas funções complementares. Portanto, não é recomendável substituir a bateria por uma convencional sem considerar as especificidades do seu veículo.

A maioria dos veículos modernos possui um sistema de monitorização da bateria chamado BMS (Battery Management System), que controla a eficiência da bateria e as funções de conforto do carro. Se a bateria for substituída sem ser devidamente registada neste sistema, pode ocorrer um desgaste mais rápido da bateria e de outros componentes.

Além disso, muitos veículos vêm equipados com sensores de bateria com capacidade de auto-aprendizagem (self-learning). Estes sensores ajustam-se às características da bateria instalada para otimizar o seu funcionamento. Se for instalada uma bateria convencional, que não corresponde às especificações exigidas, pode haver um desgaste prematuro da bateria e falhas antecipadas.

Em resumo, mesmo que o Start-Stop seja desativado, é crucial contar com um modelo de bateria recomendado pelo fabricante para evitar problemas e garantir o bom funcionamento do veículo.

A nossa dica: escolha sempre a tecnologia adequada

A ferramenta de Pesquisa de Baterias do VARTA Partner Portal ajuda a identificar a bateria mais adequada para qualquer tipo de veículo, quer se trate de um modelo convencional ou de um avançado xEV. Basta inserir os dados do veículo ou o número TecDoc e, em questão de segundos, a ferramenta apresenta a bateria mais recomendada. Ter a tecnologia de bateria correta é fundamental para garantir o desempenho ideal do veículo e prolongar a sua vida útil.

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