Em resposta à nova norma europeia UNECE R155 & R156, que exige que os fabricantes disponham de um sistema de atualização e gestão de software para os sistemas eletrónicos dos seus veículos, a Cojali lançou a plataforma “COJALI SUMS”.
Esta solução personalizada permite que os fabricantes se adaptem aos novos requisitos de segurança e rastreabilidade, minimizando riscos cibernéticos, reforçando a cibersegurança, reduzindo incidentes e garantindo a segurança nas atualizações de software.
A plataforma SUMS da Cojali oferece uma ferramenta versátil que não só assegura o cumprimento das normas, como também melhora a eficiência operacional dos fabricantes de veículos comerciais, autocarros e reboques.
Desenhada para ser altamente adaptável, a plataforma SUMS permite aos fabricantes integrar este sistema nas suas arquiteturas eletrónicas, independentemente da complexidade dos veículos ou sistemas de controlo. A flexibilidade da plataforma permite adaptá-la às necessidades estratégicas de cada fabricante, otimizando a gestão e a segurança das atualizações.
Através desta plataforma, o fabricante pode configurar e identificar cada veículo (VIN) durante a produção, registando todos os sistemas eletrónicos (ECU) que o compõem, independentemente do número de fornecedores.
Depois do veículo estar em circulação, a plataforma SUMS transforma-se numa ferramenta essencial para oficinas de manutenção e reparação, permitindo que os mecânicos acedam aos dados do veículo para efetuar modificações e registem todas as ações realizadas. O fabricante, por sua vez, pode comunicar atualizações de firmware e melhorias, que são aplicadas ao veículo com segurança e rastreabilidade.
Além da plataforma SUMS, a Cojali oferece uma solução completa que inclui ferramentas de diagnóstico personalizadas, plataformas RMI (Informação sobre Reparação e Manutenção) de acordo com a legislação da UE 2018/858, e análise de dados para melhoria contínua dos produtos (Big Data).