A ZF atingiu um marco histórico ao produzir 40 milhões de eixos motrizes para automóveis de passageiros desde 1997, um número sobe para mais de 50 milhões quando se incluem os conjuntos de engrenagens cónicas e diferenciais integrados em transmissões automáticas e de dupla embraiagem da ZF.
A história dos eixos motrizes da ZF começou com a produção para o Mercedes-Benz Classe M nos EUA, em 1997. Desde então, a crescente procura por veículos com tração integral levou à expansão da rede de produção para três continentes, incluindo fábricas na Alemanha, EUA e China.
A ZF aproveitou esta tendência para desenvolver soluções avançadas, como bloqueios diferenciais controlados eletronicamente, que distribuem o binário de forma variável entre as rodas traseiras, melhorando a tração, a segurança e o desempenho dinâmico.
Desde a primeira geração de produtos, os eixos motrizes da ZF são conhecidos pela construção leve com carcaças em alumínio, redução de peso e eficiência aumentada através de rolamentos de baixo atrito e óleos de baixa viscosidade. A modularização precoce permitiu à ZF criar a mais ampla gama de eixos motrizes do mercado, adaptável a diversas aplicações.
Com a crescente popularidade de veículos híbridos e elétricos, a ZF desenvolveu soluções mecatrónicas e controladas por software para tração integral. Estas combinam elementos mecânicos, eletrónicos e de software, mantendo a elevada eficiência, baixo peso e baixos níveis de ruído característicos da marca.
Kay Schmidt, responsável pela linha de produtos de eixos motrizes, sublinha: “A procura constante permitiu-nos desenvolver um sistema modular de componentes padrão, criando a mais ampla gama de eixos motrizes do mundo para oferecer o melhor desempenho em qualquer aplicação.”