A Continental anunciou o aumento da proporção de materiais reciclados nos seus pneus, com a introdução de tecido de poliéster proveniente de garrafas PET recicladas em mais fábricas.
Com esta medida, a Continental reforça o compromisso de reduzir a pegada ambiental e poupar recursos. Desde 2021, a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida pela Continental, tem revolucionado a produção de pneus ao utilizar garrafas PET recicladas que, de outra forma, não seriam reaproveitadas. Esse processo transforma o PET em fio de poliéster de alto desempenho, eliminando etapas químicas intermediárias e garantindo a resistência necessária para suportar as tensões dos pneus.
Atualmente, até 15 garrafas PET são utilizadas na produção de um único pneu, o que já representa um aumento médio de 3% na proporção de materiais reciclados em várias linhas de produção. Este avanço reflete a visão estratégica da empresa para aumentar o uso de materiais renováveis e reciclados para 40% até 2030 e alcançar pneus 100% sustentáveis até 2050.
Além das fábricas de Lousado (Portugal) e Otrokovice (República Checa), que começaram a utilizar a tecnologia ContiRe.Tex em 2022, outras unidades na Alemanha e França também aderiram recentemente à produção com garrafas PET recicladas. A Continental também investiga alternativas, como PET de base biológica e reciclado quimicamente, para diversificar ainda mais as fontes sustentáveis.
Até 2050, a Continental planeia utilizar exclusivamente materiais sustentáveis na fabricação de pneus. A lista de matérias-primas inovadoras inclui não apenas garrafas PET, mas também resíduos agrícolas, borracha reciclada e compostos como cinza de casca de arroz e borracha de dente-de-leão.