Ver todas

Back

Schaeffler mostra tecnologia “verde”

16 Novembro, 2016

A Schaeffler irá apoiar a “Feira de Ecologia e Mobilidade” em Marunouchi ao promover a primeira demonstração de um carro de corrida oficial da equipa de Fórmula E no Japão.

Segundo Schaeffler o objetivo do evento, organizado no famoso ponto de referência de Tóquio a 23 de novembro de 2016, é o de sensibilizar em relação à integração da ecologia e mobilidade na formulação do estilo de vida e do panorama urbano do futuro.

A demonstração do carro de corrida elétrico ABT Schaeffler FE02 será o destaque do evento, que também incluirá palestras sobre as futuras inovações na mobilidade e ecologia, áreas de experiências pessoais de mobilidade e atividades relacionadas para sensibilizar em relação às alterações climáticas e à proteção do ambiente. O condutor da equipa ABT Schaeffler Audi Sport Lucas Di Grassi, o segundo classificado da última temporada do campeonato de Fórmula E, irá conduzir um carro de corrida durante o evento.

Fórmula E – A primeira série de corridas do mundo para veículos elétricos

A FIA Fórmula E começou a fazer história em 2014 com a primeira série de corridas do
mundo para veículos elétricos. O seu objetivo é o de demonstrar o potencial da mobilidade
sustentável ao realizar corridas no centro das principais cidades do mundo. Na segunda
temporada da série, a FIA permitiu que as equipas desenvolvessem as suas próprias unidades de tração, o que significava que vários conceitos técnicos competiriam entre si.
Isto tornou a Fórmula E num importante banco de ensaio para o desenvolvimento de tecnologias de acionamento automóvel sofisticadas, o que também serve para a Schaeffler.

Desenvolvimento e transferência de experiências

Enquanto parceiro tecnológico exclusivo, a Schaeffler desenvolveu a unidade de tração em conjunto com a sua equipa, ABT Schaeffler Audi Sport. Isto significa que a Fórmula E representa um aspeto valioso do envolvimento abrangente da Schaeffler no desenvolvimento e desporto automóvel e proporciona importantes descobertas para as tecnologias da Schaeffler em relação aos veículos híbridos e completamente elétricos.

O Dr. Tomas Smetana, Chief Technology Officer na Schaeffler Asia Pacific, explica: “O nosso envolvimento na Fórmula E ajuda-nos a conseguir uma melhor compreensão do ambiente e dos sistemas no campo da mobilidade elétrica. Assim, a Schaeffler consegue melhorar a sua posição enquanto parceiro de desenvolvimento e fornecedor de sistemas ao mesmo tempo.”

Tecnologia pioneira – um carro de corrida puro

O ABT Schaeffler FE02 é um carro de corrida puro com alta tecnologia. Embora a maioria dos componentes de um carro de corrida da Fórmula E, incluindo a bateria e o conjunto aerodinâmico, sejam idênticos para todos os competidores, a Schaeffler e a ABT desenvolveram a totalidade do motor elétrico, transmissão e subsequente software.

A economia e a eficiência desempenham um papel especial durante a Fórmula E. O objetivo é o de utilizar o mínimo possível de energia e o de recuperar o máximo de energia possível ao utilizar a recuperação (regeneração de energia de travagem). Assim como no caso dos veículos híbridos e elétricos, na Fórmula E a travagem é realizada ao utilizar um travão mecânico convencional e ao utilizar a máquina elétrica. Neste caso, a última funciona como um gerador e volta a converter a energia libertada durante a desaceleração em energia elétrica.

Mobilidade do amanhã no símbolo ecológico Marunouchi

Marunouchi é o centro económico do Japão e onde se encontram as sedes de mais de 40% de empresas da Fortune Global 500 em Tóquio. A zona também é reconhecida como uma referência das paisagens urbanas ecológicas e respeitadoras do ambiente. O ano de 2016 irá assinalar o 15.º aniversário da tradição de inverno de Tóquio, a “Iluminação de Marunouchi”, um evento anual que exibe milhões de lâmpadas de LED a piscar de forma elegante nas árvores da Rua Naka-dori. O objetivo do evento é o de ampliar os limites de inovação na tecnologia LED através da redução do consumo energético das lâmpadas ao
manter os níveis de luminosidade ao longo dos anos subsequentes.

“O apoio à “Feira de Ecologia e Mobilidade” em Marunouchi, local onde se realiza a “exibição de iluminação mais ecológica” do mundo, é uma extensão do forte compromisso
da Schaeffler na formulação da “mobilidade do amanhã” através do desenvolvimento de tecnologias inovadoras com os nossos clientes e parceiros”, refere o Sr. Shinzo Yotsumoto, Diretor de Gestão, Diretor Representante e Presidente da Automotive, Schaeffler Japan.

“A Fórmula E é uma excelente montra da mobilidade ecológica e, ao mesmo tempo, representa as inovações mais avançadas na tecnologia automóvel”, acrescenta.

PALAVRAS-CHAVE