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“Vamos manter uma aposta forte nas formações organizacionais, que consideramos um pilar importante para a maioria das oficinas”, José Pedro, Car Academy

10 Janeiro, 2025

José Pedro revela à PÓS-VENDA como correu o ano de 2024 para a empresa de formação automóvel Car Academy, e quais os projetos que se avizinham para o ano de 2025. 

Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?

O principal desafio enfrentado em 2024 foi o lançamento do nosso Programa Techmaster Remote. Este é um programa que exige uma forte capacitação técnica da nossa parte, o que nos obrigou a reforçar a equipa de consultores técnicos. Para além deste aumento de recursos humanos, houve a necessidade de investimento em equipamento e know how dos fabricantes, o que nos consumiu muitas horas de investigação e desenvolvimento. Paralelamente, tivemos a necessidade de implementar a certificação SERMI, que foi um processo “doloroso” pela novidade para todos os intervenientes no mesmo. O segundo maior desafio foi a aposta na disponibilização de conteúdos online, quer pela quantidade de tempo que consome, quer pela constante procura por temas que possam ser agregadores de valor para as oficinas. Felizmente, o empenho da nossa equipa de consultores técnicos levou à criação e disponibilização de algumas dezenas de horas de conteúdo técnico, grande parte dele disponível gratuitamente no nosso canal de YouTube.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

Apesar dos desafios enfrentados e já referidos acima, conseguimos um crescimento de 35% no nosso volume de negócios. Para um ano de contexto sócio-político e económico instável, consideramos que o ultrapassámos com relativa tranquilidade. Para isso, muito contribuíram novas formações organizacionais que lançámos, como é o caso do Marketing e Vendas para Oficinas, e o Estruturar uma Oficina Rentável, que tiverem taxas de participação muito interessantes.

Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?

Em 2025, seguimos de perto as tendências do aftermarket. Continuamos atentos à tendência de eletrificação do parque automóvel, e por isso temos alinhadas mais formações técnicas neste tema, quer em Lisboa, quer no Porto. Para além disso, vamos manter uma aposta forte nas formações organizacionais, que consideramos um pilar importante para a maioria das oficinas nacionais. Paralelamente vamos disponibilizar um serviço de consultoria de apoio à gestão, que pode ser solicitado por qualquer oficina e com um investimento bastante acessível. Outra aposta forte será na formação de base, onde prevemos duplicar a nossa oferta, quer no curso de Mecatrónica Automóvel, quer no Mecânico de Serviços Rápidos. Esperamos, com estas novas ações, formar mais umas dezenas de jovens técnicos para colmatar a falta de mão de obra nas oficinas.

Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?

No ano em que comemoramos o nosso 10º aniversário, a estratégia mantém-se muito alinhada desde o primeiro dia. Fornecer serviços de formação e consultoria de alta qualidade, e que agreguem valor aos nossos clientes. Para isso, temos o constante desafio de estar um passo à frente, perceber para onde o mercado vai, e levarmos os nossos clientes para lá. E isso consegue-se com a formação, motivação e entrega da nossa equipa.

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