Nuno Banha e João Correia, da Berner, fazem um balanço da atividade da empresa durante o ano de 2024, e revelam qual será a estratégia da marca para este ano.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
Instabilidade e incerteza são normalmente fatores de ameaça para as empresas, mas podem também ser oportunidades. Quem mais preparado está, é mais ágil e mais rapidamente se adapta, está em melhores condições de superar esses desafios. Durante 2024, prosseguimos a nossa estratégia de uma cada vez maior especialização nos diferentes segmentos ou atividades dos nossos clientes, permitindo uma maior adaptação às necessidades, exigências e não menos importante às expectativas que cada cliente individualmente tem relativamente ao(s) seu(s) fornecedor(es). Contamos com uma equipa altamente experiente, em expansão, preparada para responder aos desafios do mercado. Continuámos a investir fortemente na formação de todos os nossos colaboradores, na constante otimização de processos, com foco na melhoria continua de toda a organização com o propósito de dar um serviço de excelência. Investir nas pessoas, que são a base do nosso negocio, mas também em ferramentas e tecnologia que nos permitem aumentar a nossa eficiência operacional. É este o caminho que temos seguido.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
Em 2024, mantivemos a tendência e uma vez mais conseguimos obter um crescimento bastante significativo no mercado português, em todos os canais de venda, mas com especial destaque para o canal on-line que alcançou um crescimento de vendas de quase 40%. Tivemos a abertura de um novo ponto de venda em São Miguel, nos Açores. É um crescimento assente na omnicanalidade, onde o fator humano faz e continuará a fazer a diferença através de uma cada vez maior especialização e conhecimento o que nos tem permitido não só aumentar a base de clientes, como tão ou mais importante, através de múltiplas iniciativas aumentar a fidelização dos clientes já existentes.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Estamos atentos às tendências e à evolução do aftermarket e preparados para uma adaptação ágil a novas exigências. Sem dúvida que a digitalização é a grande tendência. A crescente procura por soluções digitais e a automação de serviços está a mudar as oficinas. A eficiência ou eficácia já não são palavras exclusivas das grandes oficinas. Estão presentes en quase todos os clientes ou segmentos de atividade. Na Berner, acelerámos a digitalização dos nossos processos e o lançamento de novos produtos e particularmente serviços adaptados a esta realidade, serviços que têm como objetivo facilitar o dia-a-dia do nosso cliente. A nossa presença online foi reforçada, com melhorias no e-commerce e nas estratégias de marketing digital, o que permitiu alcançar um público mais amplo e diversificado. Também a eletrificação continua a ganhar força, com um número crescente de veículos híbridos e elétricos no mercado. Temos expandido a nossa oferta de produtos focados em veículos híbridos e elétricos, bem como apostando na formação da nossa rede comercial, para lidar com as necessidades específicas desse segmento. A preocupação com o meio ambiente continuará a crescer em 2025 e a promoção de práticas que minimizem o impacto ambiental e que visem reduzir o desperdício, estão também no topo da nossa agenda.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Em 2025, continuaremos a investir nas plataformas digitais e em ferramentas que nos permitam uma maior personalização ao perfil do cliente. O nosso principal objetivo é melhorar a experiência em todos os canais e superar as expectativas do cliente. É nisso que estamos focados. Vamos continuar a adaptar a nossa gama de produtos às necessidades do mercado, apostando cada vez mais na inovação, como forma de tornar mais eficiente o trabalho nas oficinas. Vamos ainda aumentar a nossa oferta de Serviços personalizados, que irá permitir uma melhor otimização de todos os processos nas oficinas, e continuaremos com a nossa aposta nos programas de aplicação, focados em determinadas atividades, que apresentam toda a nossa oferta para as diferentes fases de cada trabalho. Queremos continuar a fortalecer parcerias duradoras e merecer cada vez mais a confiança dos nossos clientes, mesmo em tempos de mudança e maior exigência.