A fabricante de pneus premium Hankook iniciou a expansão da sua fábrica europeia em Rácalmás, na Hungria, com conclusão prevista para 2027.
A construção resultará numa nova linha de produção de pneus para camiões e autocarros, com capacidade para até 800.000 unidades por ano. No futuro, a nova instalação produzirá os produtos premium da Hankook para aplicações de longo curso e mistas, como o SmartLine AL/DL 50 e SmartFlex AL/DL 51, bem como pneus da nova série e-SMART, especificamente desenvolvida para veículos comerciais elétricos. Além disso, a linha de produção permitirá à Hankook responder às necessidades dos clientes na Europa com outros produtos para todas as áreas de aplicação, desde o transporte de longa distância e regional até ao uso em obras e inverno.
“Estamos muito satisfeitos com o progresso até agora. Após a obtenção das aprovações necessárias, conseguimos iniciar as obras de construção como planeado e os trabalhos preparatórios de terraplanagem estão em andamento”, afirma Jongho Park, Presidente e COO da Hankook Tire Europe. “Quando a nova linha de produção estiver concluída, vamos fabricar pneus para camiões e autocarros para o mercado europeu, o que reduzirá as nossas rotas de transporte. Com este investimento, estamos a fortalecer a nossa localização de negócios na Europa e a criar mais postos de trabalho”, acrescenta.
A fábrica de pneus na Hungria está em funcionamento desde 2007 e é um pilar estratégico para a expansão da Hankook na Europa. Com sistemas de produção de última geração, a fábrica europeia conta atualmente com uma capacidade de produção de 17 milhões de pneus para automóveis e veículos comerciais leves. A nova instalação também empregará as mais recentes tecnologias de produção de pneus, como materiais sustentáveis, renováveis e reciclados, bem como fabrico aditivo 3D para moldes de piso. A planta húngara obteve a cobiçada certificação ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification), que sublinha o compromisso sustentável do local de produção.
A Hankook está a investir cerca de 540 milhões de euros até 2027 no projeto de expansão, o que também criará 450 novos postos de trabalho. Atualmente, a Hankook possui oito locais de produção em todo o mundo, com uma capacidade total de cerca de 100 milhões de pneus por ano.