De acordo com o Observatório Indicata, pela primeira vez, em março deste ano, os veículos eléctricos a bateria superaram as vendas de modelos a gasóleo entre as viaturas com menos de dois anos. A
Apesar de a procura por automóveis continuar a apresentar variações significativas entre mercados, o indicador Market Day Supply – que mede o equilíbrio entre oferta e procura – atingiu valores recorde no primeiro trimestre de 2025, abrangendo todos os tipos de combustível.
De acordo com o relatório, os BEV têm registado progressos consistentes, especialmente no segmento de viaturas com 3 a 4 anos, onde se aproximam rapidamente da quota de mercado dos híbridos plug-in. Após um início de ano marcado por alguma instabilidade, os eléctricos recuperaram terreno, com valores médios de MDS abaixo dos 100 dias nas viaturas mais jovens – um sinal claro da crescente confiança por parte dos retalhistas.
Os híbridos completos continuam a apresentar um desempenho sólido, sobretudo entre os veículos com mais de 3 anos, onde o MDS ronda os 44 dias, considerado ideal. Já os mild hybrids registaram um crescimento expressivo, particularmente em Itália, onde representam quase 30% do segmento de usados recentes. Em contraste, os veículos a gasóleo, que durante décadas dominaram o mercado europeu, estão a perder protagonismo, sobretudo entre as faixas etárias mais novas.
Portugal
Entre os países europeus, Portugal mantém uma posição de liderança na transição para a mobilidade eléctrica, apoiada por políticas públicas de incentivo, incluindo subsídios para veículos comerciais eléctricos. Em Fevereiro, os BEV representaram 21% das novas matrículas no país. No mercado de usados muito recentes, a quota caiu ligeiramente para 13% no primeiro trimestre, mas os modelos com 3 a 4 anos atingiram os 17%, impulsionados por uma redução de preços e uma melhor correspondência entre oferta e procura.
Esta subida teve impacto nos preços: o índice de preços dos BEV desceu dois pontos no primeiro trimestre. Ainda assim, a atractividade de mercado dos BEV de meia-idade alcançou o valor mais alto dos últimos dois anos. Por sua vez, os PHEV mantiveram a estabilidade de preços e MDS semelhantes aos BEV entre os modelos com menos de dois anos, o que indica uma adopção equilibrada em Portugal entre eléctricos puros e híbridos plug-in.
No panorama europeu, os Volkswagen Golf, T-ROC e Peugeot 208 mantêm-se no topo das vendas, independentemente da motorização. No segmento dos eléctricos, o Tesla Model 3 destacou-se como o automóvel usado mais rapidamente vendido, com um MDS de apenas 33,9 dias.
Em Portugal, os modelos mais vendidos com menos de quatro anos foram o Peugeot 2008, o Mercedes-Benz Classe A e o Peugeot 208. Os carros que mais rapidamente encontraram novos proprietários incluíram o Kia Rio e o Dacia Duster, com tempos médios de rotação de 32,1 e 38 dias, respectivamente.
Futuro
Com mais de 5 milhões de BEV registados na União Europeia e no Reino Unido nos últimos anos, o mercado de usados enfrenta agora o desafio de absorver este volume crescente. Embora os indicadores apontem para uma aceitação cada vez maior por parte dos consumidores, a instabilidade dos preços e o risco de sobreoferta permanecem como factores críticos a monitorizar nos próximos trimestres.
O Observatório Indicata conclui que o mercado de usados está a adaptar-se progressivamente à nova realidade da mobilidade eléctrica, ainda que com ritmos distintos entre regiões e faixas etárias de veículos.









