Ver todas

Back

ASAE: novas apreensões de equipamentos de diagnóstico contrafeitos em oficinas

A ASAE voltou a fiscalizar as oficinas no que diz respeito a equipamentos de diagnóstico automóvel. A Operação Digitalauto II apreendeu material em valor superior a 33 mil euros.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica promoveu na semana passada, a operação de fiscalização a nível nacional, em oficinas automóveis no âmbito da contrafação de equipamentos de diagnóstico automóvel tendo sido fiscalizadas 30 operadores económicos e apreendidos 29 aparelhos, 24 computadores, CD e um disco rígido, tudo no valor superior a €33 000.

Esta operação foi a segunda realizada em todo o território nacional através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (leia aqui sobre a primeira), tendo sido instaurados 9 processos crime por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido e ainda, 2 processos de contraordenação por falta de licenciamento da atividade.

Estes equipamentos de diagnóstico automóvel são utilizados para detetar avarias em automóveis através de programas específicos e mediante licença sendo a sua disseminação uma das evidências da economia paralela que afeta o sector de reparação automóvel.

Como balanço desta ação, foram fiscalizadas 56 operadores económicos, apreendidos 57 aparelhos, 37 computadores, 1 disco rígido, vários CDs e ainda 50 munições (9mm), tudo num total de €54 000 e, consequentemente, levantados 35 processos crime. Esta operação teve a participação dos peritos da marca, visando o combate ao mercado ilegal do comércio e uso de equipamentos de diagnóstico.

Mais informações em www.asae.pt

 

Notícias relacionadas:

 

PALAVRAS-CHAVE