No seguimento do objetivo da DENSO de reduzir o seu impacto ambiental e garantir um futuro sustentável, a DENSO Aftermarket concluiu agora um plano em três fases para mudar fundamentalmente a embalagem dos seus produtos e materiais de apoio.
“Para além de ser um importante fabricante de componentes de equipamento original (OE), a DENSO é também líder na aposta na sustentabilidade ambiental,” explica Fatiha Laauich, Pan EU Strategic Marketing Manager da DENSO Europe, “e é por isso que a DENSO Aftermarket tem seguido o mesmo caminho, reduzindo o nosso próprio impacto ambiental.
“Enquanto empresa global, a DENSO já alcançou muitas melhorias ambientais em várias áreas, e esta ambição de ter um impacto positivo no planeta é também partilhada pela Divisão Aftermarket, que está a analisar todas as áreas onde podem ser introduzidas mudanças. Assumimos o compromisso de alterar profundamente a embalagem dos nossos produtos, bem como a forma como comunicamos com os utilizadores finais que montam os produtos que fornecemos, e iniciámos, em março de 2022, um projeto de melhoria das embalagens.
“Os primeiros sinais visíveis do trabalho realizado pela equipa responsável por estas alterações surgiram com a eliminação do manual de instruções A4 de 54 páginas, que antes era fornecido com cada compressor de ar condicionado de substituição, substituindo-o por um folheto A5 com um código QR que dá acesso a um manual digital. Só esta medida reduziu o nosso consumo de papel em mais de 30 toneladas por ano.
“A segunda fase consistiu na reformulação da embalagem interior, garantindo sempre a proteção do produto durante o armazenamento, transporte e manuseamento. Esta mudança levou-nos a abandonar os sacos de espuma de poliuretano moldada, que embora eficazes, eram de difícil eliminação e quase impossíveis de reciclar, e a passar a utilizar papel reciclado a 100%, totalmente reciclável. Esta alteração permitiu uma poupança anual de 51 toneladas de plástico e espuma, reduções significativas nas emissões de CO₂, sendo ainda fácil de descartar e reciclar.
“A fase final das melhorias foi a reformulação da embalagem exterior e, para além dos benefícios ambientais que trouxe — como a maior facilidade de reciclagem e a poupança de 258 kg de tinta por ano, anteriormente usada nas caixas azuis brilhantes —, permitiu-nos também uniformizar a imagem da marca e utilizar um design comum de embalagem, o que reduz o tempo de reembalamento e facilita a organização em paletes, beneficiando todo o processo logístico.
“O novo design de embalagens, já em utilização para os nossos produtos de gestão térmica, inclui ainda um sistema de etiquetagem revisto, com um novo layout que simplifica o processo de manuseamento e distribuição e incorpora um código QR que dá acesso a instruções de montagem, informações técnicas e detalhes de garantia. Além disso, com logótipos de reciclagem bem visíveis e reconhecidos impressos nas etiquetas, os utilizadores finais podem reciclar facilmente as embalagens e, através de um segundo código QR, obter mais informações sobre a iniciativa ambiental da DENSO. O restante portefólio de produtos será também transferido para este novo tipo de embalagem até ao final do ano.
“Em resumo, este projeto de melhoria completa das embalagens demonstra o nosso compromisso em tornar-nos a organização mais amiga do ambiente possível, complementando os objetivos de sustentabilidade mais amplos que referi anteriormente, os quais contribuirão para uma menor pegada de carbono e os benefícios que isso trará ao mundo em que vivemos.”









