A Mewa assinala meio século da sua técnica de lavagem em cascata, que permite reutilizar água e reduzir em até 50% o consumo de água fresca na limpeza dos seus têxteis.
Desenvolvido em 1975, o sistema permite reutilizar a água dos ciclos finais de enxaguamento nas primeiras fases da lavagem, reduzindo o consumo de água fresca até 50%.
Este método consiste em filtrar a água utilizada nos últimos ciclos de lavagem – geralmente aplicada a panos e tapetes industriais muito sujos – para que possa ser reutilizada nos ciclos iniciais. Quando já não é possível reaproveitar essa água, a mesma é sujeita a um sistema de tratamento em três fases: física, química e biológica. Neste último passo, bactérias decompõem os resíduos remanescentes, alcançando um nível de purificação de 99,8%.
A aposta em inovação técnica e sustentabilidade levou ainda ao desenvolvimento de sistemas próprios de dosagem e controlo de detergentes. Isto levou a um processo com 85% menos impacto ambiental do que os métodos de lavagem convencionais. A Mewa foi também a primeira empresa do sector têxtil a obter, em 1997, a certificação ambiental internacional ISO 14001.
Sistema circular
Fundada em 1908, a Mewa opera segundo um modelo de economia circular, fornecendo têxteis reutilizáveis adaptados a necessidades industriais específicas. Entre os principais produtos estão panos de limpeza e mantas absorventes, que podem ser lavados e reutilizados até 50 vezes. Atualmente, a empresa trata anualmente cerca de 1,2 mil milhões de panos em toda a Europa.
O serviço da Mewa inclui a entrega, recolha, lavagem e reinspeção dos têxteis, aliviando a carga operacional dos clientes e contribuindo para a redução do impacto ambiental.
Clique aqui para conhecer a técnica de lavagem ecológica em cascata da Mewa.









