A HAZET desenvolveu novas ferramentas especiais de desaperto para fixação de parafusos em locais difíceis, quer no compartimento motor em veículos a combustão, quer para certos componentes de veículos eletrificados.
Como fabricante de ferramentas para oficinas, a HAZET desenvolveu um conjunto de chaves para tubos de injeção 3/8″ 4550-1718/2 para operar a porca de união na válvula de injeção na linha de alta pressão do sistema de injeção common rail. Este conjunto é adequado para as linhas de combustível em motores da Mercedes-Benz, veículos do Grupo VW e veículos BMW. No entanto, os dois adaptadores quadrados de 3/8″ incluídos no conjunto também são adequados para outras ligações roscadas de tamanhos s17 e s18 mm. Os diâmetros muito estreitos dos dois encaixes são ideais para espaços de montagem apertados. Em conjunto com uma chave dinamométrica HAZET, por exemplo, as chaves para tubos de injeção da HAZET podem também ser utilizadas para apertar as ligações roscadas com o binário especificado pelo fabricante.
Soluções para veículos elétricos VW
A tampa do depósito de expansão do líquido de refrigeração em veículos elétricos e híbridos do Grupo VW é um tipo de ligação roscada completamente diferente e difícil de operar. A HAZET desenvolveu a sua ferramenta de desaperto 3/8″ 4803-2 para permitir que esta seja removida de forma segura e fácil. A tampa é muito difícil de remover manualmente devido à sua baixa altura, forma geométrica e ao facto de estar profundamente encaixada no depósito de expansão. No modelo elétrico VW ID.Buzz, a partir do ano de fabrico de 2022, a posição de montagem dificulta ainda mais a operação, tornando-a quase impossível. A utilização de ferramentas inadequadas pode facilmente causar danos no recipiente ou na tampa, ou até mesmo ferir o técnico de mecatrónica.
Com o seu anel dentado preciso e estreito, a robusta ferramenta de desaperto encaixa perfeitamente nas ranhuras da tampa, proporcionando a aderência necessária ao utilizador. O suporte angular da ferramenta de desaperto pode ser operado manualmente ou, se necessário, através do encaixe quadrado interno de 3/8″.
Mais informações em www.hazet.de/en.









