A Denso Aftermarket foi recentemente premiada na categoria de sustentabilidade dos SAS Supplier Awards, em reconhecimento pelo seu projeto de reestruturação de embalagens, que reduziu significativamente emissões de CO₂ e desperdício de materiais.
A cerimónia decorreu na BernExpo, um dia antes do início da Derendinger Swiss Automotive Show. O projeto de sustentabilidade da Denso Aftermarket, iniciado em março de 2022, seguiu um plano em três etapas com o objetivo de otimizar o uso de materiais e diminuir o impacto ambiental, sem comprometer a proteção e a manipulação dos produtos:
-
Digitalização de manuais: o manual de instalação impresso de 54 páginas em formato A4 foi substituído por um flyer A5 com QR code para instruções digitais, com poupança de mais de 30 toneladas de papel por ano;
-
Embalagem interior: a espuma de poliuretano foi substituída por papel 100% reciclado, o que eviou 51 toneladas de plástico e espuma anualmente;
-
Embalagem exterior: implementação de cartão uniforme e reciclável, redução do uso de tinta em 258 kg por ano e melhoria na empilhabilidade e logística.
Além das mudanças físicas, a Denso também implementou um sistema de etiquetagem com QR codes e símbolos de reciclagem, por forma a facilitar o acesso digital a informações técnicas, garantia e instruções de reciclagem.
“Receber o SAS Supplier Award na categoria de sustentabilidade confirma a nossa estratégia de unir responsabilidade ambiental a medidas concretas no aftermarket. O projeto das embalagens mostra que é possível implementar soluções práticas e eficazes com os nossos parceiros locais”, indicou Thomas Landgraf, Area Sales Manager da Denso Aftermarket na Suíça, ao receber o prémio.
As novas embalagens já estão disponíveis para componentes térmicos e filtros de cabine da Denso em toda a Europa, e está previsto o alargamento ao restante portfólio até ao final de 2025.









