Ver todas

Back

Bosch revela soluções para veículos definidos por software na IAA 2025

A Bosch vai apresentsar, na IAA Mobility 2025, em Munique, um portfólio de soluções destinadas a acelerar a transição para veículos definidos por software.

A empresa destaca o papel central da inteligência artificial, do software avançado e de novos sistemas de hardware, desde sensores a computadores de alto desempenho, como pilares da mobilidade do futuro.

A mobilidade conectada, automatizada e eletrificada vai estar no centro da presença da empresa no salão. A Bosch irá mostrar de que forma o software aliado ao hardware cria novas experiências para condutores e passageiros, tornando os veículos mais seguros, confortáveis e eficientes.

A empresa está a expandir a sua gama ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor) com soluções escaláveis, do nível básico ao premium, que já estão em produção em larga escala na China. Entre as novidades constam serviços de mapas conectados, que funcionam como um “sensor digital”, ampliando o campo de visão do veículo em tempo real.

Nos sensores, a Bosch vai revelar câmaras multifuncionais, novos radares com alcance 30% superior e chips ultrassónicos de nova geração, que permitem deteção mais precisa de obstáculos e maior integração com funções de IA.

Entre os marcos mais relevantes, destacou-se a introdução de sistemas de travagem e direção eletrónica (act-by-wire), que eliminam a ligação mecânica e permitem maior flexibilidade no design e segurança dos veículos.

Os veículos definidos por software exigem arquiteturas centralizadas, substituindo centenas de unidades de controlo por computadores de elevado desempenho. A Bosch vai apresentar soluções de infraestrutura escalável, redes robustas baseadas em tecnologia de 48V e novos processadores que permitem atualizações “over-the-air” mais rápidas e seguras.

A Bosch irá demonstrar o seu foco na eletromobilidade através de eixos elétricos compactos 3-em-1, semicondutores de carboneto de silício e inversores de nova geração. A empresa prevê que, até 2030, um terço dos automóveis vendidos globalmente seja 100% elétrico.

Além disso, vai também apresentar soluções digitais como o Digital Fuel Twin, que comprova o uso de combustíveis renováveis em híbridos, e novos sistemas de gestão térmica que aumentam a autonomia e prolongam a vida útil das baterias.

O software de diagnóstico ESI[tronic] passa a incluir agora também os modelos Tesla, integrando um sistema de tradução em tempo real baseado em IA que permite às oficinas independentes realizar diagnósticos multimarcas sem barreiras linguísticas.

Num projeto conjunto com a Volkswagen, a Bosch vai apresentar ainda soluções Vehicle2X que incluem as bicicletas no ecossistema de comunicação entre veículos e infraestrutura, aumentando a segurança dos ciclistas nas cidades.

PALAVRAS-CHAVE