A Meyle oferece uma gama abrangente de amortecedores para as marcas de automóveis mais comuns. Lars Peters fala sobre a gama e também dos desafios deste setor de atividade.
“Estamos atualmente a desenvolver um kit de amortecedores para o Tesla Model 3, que já anunciámos na Automechanika no ano passado e que será lançado nos próximos meses”, afirmou Lars Peters.
Quais os desafios colocados em termos tecnológicos para os amortecedores, sobretudo para os novos veículos elétricos?
Há vários fatores a considerar. No caso da Tesla, os amortecedores de origem proporcionam uma condução algo rígida. Os que desenvolvemos, por outro lado, são mais suaves e, por isso, mais confortáveis. Também simplificámos a montagem.
Como caracterizam o atual estado do mercado de amortecedores em Portugal?
Quais os principais desafios e oportunidades?
O mercado de amortecedores em Portugal, no setor do pósvenda, mantém-se estável, mas enfrenta vários desafios e oportunidades. Entre os principais desafios destacam-se a crescente pressão sobre os preços, o aumento da concorrência entre marcas e a necessidade contínua de formação técnica nas oficinas para garantir a correta e segura instalação dos componentes. Além disso, a maior durabilidade dos amortecedores em veículos mais recentes reduziu a frequência de substituição, o que tem impacto no volume total de vendas. Por outro lado, também existem oportunidades significativas. Os condutores estão cada vez mais conscientes da importância da suspensão para a segurança e conforto do veículo, o que pode aumentar a procura – sobretudo quando as oficinas promovem diagnósticos preventivos. Além disso, os avanços tecnológicos nos sistemas de suspensão – como os amortecedores eletrónicos ou adaptativos – estão a criar espaço para produtos de maior valor acrescentado no pós-venda. Por fim, o investimento em marcas fiáveis, disponibilidade de stock e entregas rápidas continua a ser um fator diferenciador neste segmento e desempenha frequentemente um papel decisivo na conquista da confiança dos profissionais.
De que forma se poderá sensibilizar as oficinas para a importância da verificação dos amortecedores para a segurança dos veículos?
A nossa equipa de Formadores Técnicos é especializada em capacitar as oficinas para tornarem o seu dia a dia mais eficiente e bem-sucedido. Além disso, disponibilizamos vídeos e outras informações técnicas, como os nossos whitepapers, que ajudam os colaboradores das oficinas a desempenharem ainda melhor o seu trabalho diário. Toda a informação sobre amortecedores pode também ser consultada no nosso site recentemente renovado: www.meyle.com.
Qual a cobertura atual do parque circulante das vossas gamas de amortecedores?
Os nossos amortecedores estão disponíveis para mais de 70% da frota europeia, composta por 255 milhões de veículos – e esse número continua a crescer.









