Ver todas

Back

Pirelli desenvolve gama exclusiva de pneus para Porsche 911

22 Outubro, 2025

A Pirelli ampliou a sua gama de pneus dedicados aos automóveis clássicos, com soluções específicas para os Porsche 911, desde o primeiro modelo lançado em 1964, até ao 911.

Com esta iniciativa, a marca pretende reforçar a sua posição de fornecedor de referência para os colecionadores e entusiastas da Porsche, através da linha Pirelli Collezione, que já contempla também os modelos 356, 914, 928 e 944. Concebidos em colaboração com a Porsche, estes pneus combinam o design original com materiais e tecnologias modernas, com os quais a Pirelli garante segurança, durabilidade e conformidade com as normas atuais.

“A nossa colaboração com a Porsche no desenvolvimento de pneus para modelos clássicos demonstra como a tradição e a inovação podem coexistir com sucesso. Os nossos departamentos de Investigação e Desenvolvimento trabalham de forma integrada na criação de pneus feitos à medida, que permitem que os modelos clássicos da Porsche continuem a circular em segurança e com eficiência. É uma relação que se renova constantemente”, afirmou Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli.

“Preservar o património dos nossos modelos clássicos e youngtimer, assegurando a disponibilidade de peças de substituição premium, é para nós uma questão de dedicação. Juntamente com a reconhecida experiência da Pirelli, conseguimos reforçar ainda mais a nossa oferta de pneus de alto desempenho para os nossos automóveis clássicos”, destacou Ulrike Lutz, Diretora da divisão Classic da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG.

Os pneus da gama Collezione resultam do trabalho conjunto entre os departamentos de Investigação e Desenvolvimento da Pirelli e da Porsche, e ostentam a marcação “N” no flanco, distintivo que identifica todos os pneus homologados pela Porsche. Esta linha procura preservar o património automóvel histórico, respeitando o design e o comportamento original dos veículos, mas incorporando tecnologias de vanguarda. A Fundação Pirelli desempenha aqui um papel essencial, preservando nos seus arquivos, que se estendem por cerca de quatro quilómetros lineares, desenhos, especificações e documentos históricos que remontam a 1872.

A ligação entre a Pirelli e o Porsche 911 é quase tão antiga quanto o próprio modelo. O desportivo alemão foi apresentado em 1963, no Salão Internacional do Automóvel da Alemanha (IAA), em Frankfurt, sob o nome Porsche 901, como sucessor do 356. As versões de produção passaram a equipar o Cinturato CN36, o primeiro pneu desportivo da Pirelli com cintas de aço, uma inovação que marcaria o futuro da condução de alta performance. Nos anos 70, o 911 evoluiu para o modelo G, berço do lendário 911 Turbo, equipado com o Cinturato P7, um pneu originalmente concebido para os ralis.

Nas décadas seguintes, as versões mais recentes do 911 passaram a utilizar o P Zero Rosso, desenvolvido para proporcionar um equilíbrio ideal entre desempenho, conforto e baixos níveis de ruído, com o qual a marca assegura segurança mesmo a altas velocidades. Com a chegada da sexta geração, o Porsche 911, em 2005, o P Zero consolidou-se como referência para os modelos de alto desempenho da marca.

Atualmente, a Pirelli e a Porsche mantêm novos projetos conjuntos de desenvolvimento, destinados a criar pneus específicos para outros modelos clássicos da casa de Estugarda.

PALAVRAS-CHAVE