A Nokian Tyres obteve pelo sexto ano consecutivo a classificação A- do CDP pelas ações desenvolvidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e mitigar riscos associados às alterações climáticas.
A classificação Climate do CDP é considerada um dos indicadores mais fiáveis do desempenho empresarial em descarbonização, sendo que as notas A e A- correspondem ao nível de liderança entre cerca de 20.000 empresas avaliadas em 2025.
O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gere um sistema independente de divulgação sobre transparência e ação ambiental, avaliando evidências de boas práticas, consciência dos riscos climáticos, qualidade da divulgação e gestão ambiental. As classificações refletem o grau de ambição, a definição de metas e as ações implementadas.
“Alcançar uma classificação de nível de liderança pelo sexto ano consecutivo mostra que a ação climática está profundamente integrada na forma como a Nokian Tyres desenvolve as suas operações e produtos. Queremos disponibilizar soluções que façam uma diferença real, tanto para o ambiente como para os condutores que escolhem os nossos pneus. As nossas ações para reduzir emissões e melhorar a sustentabilidade traduzem-se numa mobilidade mais segura, eficiente e ambientalmente responsável”, afirmou Teppo Huovila, vice-presidente de Qualidade e Sustentabilidade da empresa.
Como exemplo do nível de ambição, a Nokian Tyres destacou a nova fábrica na Roménia, a primeira unidade industrial de pneus à escala mundial com emissões zero de CO2. Toda a energia utilizada na fábrica provém de fontes sem emissões de CO2, como eólica, hídrica, biomassa, solar ou combinações destas, sendo o vapor necessário à produção de pneus gerado sem recurso a combustíveis fósseis. A empresa tem como objetivo atingir emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa até 2050.
As metas de redução de emissões foram aprovadas pela Science Based Targets initiative em 2024 e estão alinhadas com o que a ciência climática mais recente considera necessário para limitar o aquecimento global a 1,5 °C. A Nokian Tyres desenvolve e fabrica pneus premium para automóveis ligeiros, camiões e maquinaria pesada, contando ainda com a cadeia de serviços Vianor, empregando cerca de 3.800 pessoas e registando vendas líquidas de 1,3 mil milhões de euros em 2024. A empresa está cotada na Nasdaq Helsinki.








