A ACEA não atualizava as respetivas especificações de sequências de óleos há quatro anos. Agora, lançam a ACEA 2016 – uma atualização importante, visto as sequências de óleos da ACEA serem uma referência da indústria. A Champion faz aqui um resumo desta atualização.
Diversos novos testes têm por objetivo melhorar os padrões de desempenho e eficiência em várias aplicações. Estes testes estão relacionados com:
- depósitos no motor
- eficiência de combustível e combustíveis alternativos
- atualizações de tecnologia de vedação
Capacidades da ACEA 2016 para lidar com lama, depósitos e fuligem
As normas precisam de acompanhar a evolução em tecnologia de motores. Sobretudo no que diz respeito ao facto de a lama impedir um desempenho ao padrão mais elevado dos motores.
Além disso, os motores a gasolina de injeção direta (GDI) e os motores a gasolina de injeção direta com turbocompressor (TGDI) são mais exigentes em termos de lubrificante.
Em resposta, a ACEA 2016 apresenta dois novos testes:
1. um teste para avaliar a resistência do lubrificante a lama,
2. e um teste para avaliar a resistência a depósitos no turbocompressor e nos pistões.
Com os motores a continuarem a incluir a tecnologia GDI e TGDI, haverá impacto no segmento de automóveis de passageiros no futuro.
Os motores a diesel de ligeiros modernos também recebem um novo teste para avaliar a resistência ao espessamento e a depósitos de fuligem.
Ter em consideração os novos materiais de vedação
Além da nova tecnologia de motores, a ACEA 2016 aborda novos desenvolvimentos nos materiais de vedação.
É necessário proceder a uma atualização dos testes devido aos novos materiais de vedação de elastómero. As novas normas da ACEA 2016 põem os testes em dia com o Regulamento REACH Europeu que afeta os motores a diesel de ligeiros modernos.
Alvo mais elevado para testes de economia de combustível
A procura de opções mais ecológicas continua, quer seja em termos de eficiência de combustível ou de combustíveis alternativos. Consequentemente, as normas vão acompanhar a situação.
À medida que se verifica uma crescente utilização de biocombustíveis na Europa, surgem vários problemas: oxidação, degradação e espessamento do óleo, entre outros. São apresentados dois novos testes com o objetivo de avaliar a eficácia dos lubrificantes na prevenção destes problemas.
Em acréscimo, a ACEA 2016 introduz a nova categoria C5. Esta inclui um alvo superior para testes de economia de combustível. A nova categoria afeta os lubrificantes SAE 0W-20 e SAE 5W-20. Esta situação proporciona uma oportunidade para analisar as sequências atuais e explorar o potencial de redução da complexidade.
Sequências C – Níveis inferiores de SAPS
Champion e ACEA 2016
Em termos de desempenho e qualidade para óleos de motor a diesel de veículos pesados e de automóveis de passageiros, a ACEA 2016 representa uma melhoria substancial. Com a melhoria, surge a oportunidade para a Champion se distinguir ainda mais com lubrificantes novos que respeitam e excedem as sequências da ACEA 2016.
A Champion está profundamente envolvida na ACEA 2016 e mantém-se na vanguarda para desenvolver soluções fundamentadas para os nossos clientes. O sucesso na indústria atual depende de um desempenho superior, e estamos empenhados em ajudá-lo a obter hoje mesmo as respostas às suas necessidades futuras.
Em resumo:
- Devido às novas tecnologias e às normas relativas a combustíveis ecológicos, a seleção de lubrificante é mais importante do que nunca
- Os depósitos e a eficiência do lubrificante são abrangidos por um conjunto de testes novos
- A ACEA 2016 tem impacto na maioria dos setores: desde automóveis de passageiros a veículos pesados