A Bosch está novamente presente na Motortec Automechanika, a principal feira internacional do aftermarket na Península Ibérica.
No seu espaço de exposição, de 170 m2, localizado no pavilhão 7 do Ifema e um sistema de áudio fornecido pela divisão de Sistemas de Segurança, a Bosch irá apresentar uma gama de serviços avançados de mobilidade e ‘oficina ligado’, que vão desde aplicações de Realidade Aumentada (RA) a serviços de conectividade relacionados com o equipamento de diagnóstico mais avançado e novo software ESI [tronic] com sistema EBR (experiência baseada Repair).
No futuro, os condutores e gestores de frotas podem planificar mais facilmente as visitas à oficina, o que irá melhorar o processo de trabalho no que diz respeito ao serviço técnico.
Soluções telemáticas: rápida resposta e manutenção para reduzir custos
Entre as soluções de conectividade que a Bosch irá apresentar, destaca-se uma nova solução telemática que conecta os gestores de frotas com as oficinas. Com esta solução Bosch, os gestores de frotas podem reduzir os tempos de paragem dos seus veículos e as oficinas ganham um importante segmento de clientes graças à oferta deste serviço adicional. Isto é possível graças a uma unidade de comunicação instalada no veículo. De forma encriptada, envia dados atuais e informação sobre o estado do veículo para a estrutura de TI da Bosch para análise. Para a transferência de dados, a Bosch utiliza as últimas técnicas de criptografia desenvolvidas pela sua filial ESCRYPT. Com este novo serviço, as oficinas podem oferecer aos seus clientes uma oferta individual e personalizada, que pode passar pela instalação do controlador até ao suporte online completo para o veículo.
A Bosch recorre a uma grande variedade de informação adicional para os gestores de frotas que vai muito além do estado do veículo. Entre outros dados é possível analisar a informação sobre localização, consumo, quilómetros e até o estilo de condução. Desta maneira os gestores têm à sua disposição uma ferramenta que permite sensibilizar os seus colaboradores tendo em vista uma condução segura e económica. Para além disso, a localização por GPS permite uma ótima gestão da frota, o que permite poupar tempo e dinheiro.
Em www.boschconnectedvehicle.com é fácil ter uma visão global de todas as possibilidades e serviços da Bosch para a gestão de frotas conectada.
“Bosch Entrance Check”, uma revisão rápida na receção da oficina
Na receção é onde o cliente decide o seu nível de satisfação em relação à oficina e uma oficina conectada oferece muitas vantagens. Graças à “Bosch Entrance Check”, os clientes podem ser informados do estado atual do seu veículo num tablet e em poucos minutos. Com a ajuda de modernos equipamentos de diagnóstico Bosch é possível realizar diferentes testes. Estes incluem, por exemplo, a leitura de códigos de erros, verificar a pressão e o rasto dos pneus, o estado da bateria e o alinhamento da direção como parte da inspeção visual do veículo. Os resultados podem ser vistos imediatamente em todos os sistemas da oficina, e podem ser analisados diretamente com o cliente e/ou enviar para o seu smartphone. Este elevado nível de transparência aumenta a fidelidade do cliente e vendas de trabalhos de reparação suplementares decididos em conjunto com o cliente.
Oficina conectada: “Bosch Connected Repair”
Na Motortec 2017 a Bosch apresenta, incluído no seu conceito de oficina conectada, o software “Connected Repais” (CoRe), capaz de conectar os equipamentos de diagnósticos Bosch que se encontram disponíveis na oficina e, desta forma, colocar à disposição dos diferentes equipamentos os dados do veículo. Para aceder aos dados de um veículo identificado, o mecânico tem apenas de introduzir a matrícula e número do chassi na estação de trabalho que está a utilizar no momento.
Em posteriores visitas à oficina já não será necessária colocar novas informações. Através do número da matrícula e chassi será possível ter acesso a todo o historial do veículo, incluindo a todos os resultados dos diagnósticos realizados em qualquer estação de trabalho em qualquer momento. Para além disso o software utiliza uma inovadora identificação que permite testes individuais para complementar parâmetros específicos do veículo. Numa visita posterior, estes parâmetros de identificação serão novamente utilizados, reduzindo assim o tempo na configuração nas estações de trabalho, facilitando os processo e evitando a duplicação das tarefas.
Utilizando uma fotografia, o estado do veículo pode ser documentado e impresso pela oficina, o que permite informar os clientes das reparações necessárias de uma forma transparente.
Para além disso, o CoRe conecta-se ao software Bosch Entrance Check, que permite realizar a receção ativa do veículo ou com o software de reconhecimento de matrículas (as câmaras utilizadas para a realização deste software foram cedidas pela divisão de Sistemas de Segurança da Bosch) para identificar o veículo quando este entra na oficina.
Realidade Aumentada: ver a informação chave quando é necessário
A informação adicional visualizada usando a Realidade Aumentada é fundamental para que nada se perca neste sofisticado mundo tecnológicos em que vivemos. A possibilidade de ter acesso à informação crítica mais recente no momento oportuno aumentar a compreensão do produto e reduz o tempo, beneficiando o cliente de uma melhor qualidade nas reparações e a oficina de um processamento mais rápido.
Ao apontar a câmara em direção do veículo, a informação adicional requerida é mostrada em camadas sobre a imagem real, que é obtida usando um tablet ou óculos inteligentes. Esta informação pode incluir desde textos explicativos e instruções, manuais ou diagramas de circuitos, até objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, se podem mostrar inclusivamente componentes ocultos ou cabos, algo muito valorizado pelos mecânicos. Assim, o tempo necessário para realizar sofisticadas tarefas de reparação pode ser reduzido entre 10 e 15 por cento. Outras áreas onde a realidade pode ser utilizada são a formação e vendas.
Com o objetivo de criar aplicações eficientes de Realidade Aumentada, a Bosch criou a “Common Augmented Reality Platform” (CAP), plataforma comum de realidade aumentada que permite a rápida e fácil integração de conteúdos digitais e visuais, como por exemplo a documentação técnica. Este sistema multiplataforma funciona independentemente das tecnologias de alinhamento e renderização específicas. A Bosch assume que em 2018 as primeiras oficinas já estão a trabalhar com estas aplicações de Realidade Aumentada.
ESI[tronic] 2.0 e ESI[tronic] EBR, reparação com base na experiência
ESI[tronic] 2.0, já suporta o conceito de oficina Bosch, conhecido como “Connected Workshop”. Graças às atualizações regulares, as oficinas automóveis terão sempre os últimos dados dos veículos mais comuns à sua disposição. No caso de um equipamento de diagnóstico Bosch estar ligado à internet, todas as atualizações são descarregadas em segundo plano, mesmo se o equipamento estiver a ser utilizado.
Outra novidade para o ESI[tronic] é o programa EBR, Reparação Baseada na Experiência. Inclui erros específicos que ocorrem repetidamente em certos modelos de automóvel. No caso de se detetar um erro já conhecido durante o dagnóstico, o ESI [tronic] recomenda a solução de reparação utilizada e comprovada por outras oficinas em todo o mundo.
eXtra, o programa de fidelização de oficinas e Bosch Electronic Service também presentes na Motortec
A presença da Bosch é complementada com outro stand no pavilhão 6 (stand 6ª09), que vai contar com um espaço dedicado ao programa de fidelização eXtra, onde os visitantes podem desfrutar de uma atividade surpresa. O programa eXtra pretende aumentar e premiar a fidelização das oficinas, que podem conseguir prémios por comprarem aos seus distribuidores com condições comerciais habituais.
Por outro lado, o Bosch Electronic Service estará presente no stand 6B17 para partilhar diretamente como os clientes o portefólio e projetos em curso. No stand será apresentado o serviço da Bosch para a reparação de peças eletrónicas do veículo e que apresenta soluções com boa relação qualidade/preço, para a reparação ou aquisição de peças recondicionadas. Os visitantes terão a oportunidade de contactar diretamente com especialistas do serviço para o esclarecimento de qualquer dúvida.
Produtos e serviços Bosch na “Galeria da Inovação”
Um total de cinco produtos e serviços Bosch foram selecionados para participar na Galeria da Inovação da Motortec 2017. Trata-se da bateria para motos M LI-ion que tem prestações superiores quando comparada com as baterias de motos convencionais, graças à maior resistência em ciclos profundos, a sua baixa descarga e o seu peso reduzido (um terço de uma convencional).
Foi também selecionado o filtro para habitáculo Filter +, um filtro especial anti pólen que separa o pó mais fino e protege contra os alergénios mais nocivos e bactérias, assegurando um ar mas limpo e sem os maus odores do veículo. Para além disso, ao reduzir e prevenir reações alérgicas como os espirros, diminui as distrações do condutor e aumenta a segurança na condução.
Dentro da categoria “Equipamentos e Soluções de Diagnóstico”, encontra-se o modelo de diagnóstico KTS 590, que, para além da comunicação com o veículo, também permite realizar medições de tensão e corrente com facilidade e eficácia. É igualmente capaz de medir os sinais de todos os sensores e atuadores do veículo. Juntamente com a conexão USB 2.0, integra também um poderoso hardware Bluetooth que permite a realização do trabalho a partir de um PC de uma forma segura.
Finalmente, foram também selecionados o programa EBR (Reparação Baseada na Experiência) para ESI[tronic], que recomenda a melhor solução de reparação com base na experiência de oficinas de todo o mundo, e o software “Connected Repair”, capaz de conectar todos os equipamentos de diagnóstico Bosch que se encontram na oficina.