O Grupo PSa realizou uma cerimónia de atribuição de troféus aos seus fornecedores no primeiro equipamento mas também no aftermarket. Estes troféus reafirmam a importância da relação com os fornecedores na execução do plano estratégico de crescimento sustentável “Push to Pass”.
Neste evento foram distinguidos 17 fornecedores pelo seu compromisso e pela qualidade das suas respostas às expectativas do Grupo PSA. Foram ainda premiadas 11 fábricas, pelo terceiro ano, com o troféu “Melhor Fábrica do Ano”, que recompensa as instalações industriais dos fornecedores do Grupo que deram provas de um desempenho excecional.
- Entre as 11 fábricas premiadas, estão duas unidades industriais portuguesas:
- GESTAMP CERVEIRA, sede em Vila Nova de Cerveira
- SACIA, instalações em Águeda
- A HONEYWELL recebeu o “Prémio Especial do Júri 2017”.
Em 2017, o Grupo PSA premiou a excelência dos seus fornecedores em sete categorias:
- “Prémio Gestão de Programas”: VALEO LIGHTING, PLASTIC OMNIUM, SUMITOMO e LEAR receberam este troféu em reconhecimento do seu desempenho em termos de qualidade das entregas, respeito pelo planeamento, controlo de custos, gestão de projeto, sucesso dos lançamentos e especialização técnica.
- “Prémio Criação de valor”: AUTOMOTIVE LIGHTING, ASTI e COMPASS receberam este prémio que recompensa as suas capacidades para propor soluções técnicas em rutura e novos serviços criadores de valor.
- “Prémio Desempenho em Pós-venda”: ITT CORPORATION e VALEO SERVICE foram premiadas pela sua adesão total ao projeto PSA Aftermarket “One Stop Shop 200” e pela sua flexibilidade e acompanhamento adaptados ao lançamento da actividade “Distrigo” do Grupo PSA.
- “Prémio Desempenho do equipamento industrial e prestação de serviços”: IBM e VEOLIA foram reconhecidas pelo seu desempenho na prestação de serviços, na qualidade, nos custos, no respeito dos prazos e na capacidade de reação.
- “Prémio Economias Técnicas”: GEFCO, A RAIMOND, MAHLE TERMIQUE e EATON receberem este prémio graças ao seu desempenho excecional em matéria de de economias (comercial, processual, técnica, logística, etc), bem como à sua proposta para a implementação, em 2017, de um conjunto de reduções de custos em linha com os objetivos do Grupo.
- “Prémio Responsabilidade Social e Ambiental”: SOLVAY, distinguida em reconhecimento pela sua notável ação baseada em quatro critérios: desempenhos ambientais, sociais, ética e controlo da cadeia subcontratada. O desempenho é avaliado por um fornecedor mandatado pelo Grupo PSA, com base num questionário, recorrendo às exigências internacionais em matéria de Desenvolvimento Sustentável.
“Prémio Melhores Fábricas de Fornecedores”
A cerimónia constituiu, igualmente, ocasião para destacar a excelência industrial das fábricas de fornecedores capazes de responder às exigências de qualidade do Grupo PSA, desde a produção do veículo até à entrega das chaves ao cliente final.
Yan Vincent, Diretor Industrial, e Gilles Le Borgne, Diretor de Qualidade e Engenharia, distinguiram 11 fábricas que receberam este troféu pelo terceiro ano, grupo que conta com duas unidades fabris portuguesas:
- GESTAMP CERVEIRA, Vila Nova de Cerveira
- SACIA, Águeda
As restantes 9 são:
- Autoliv Inc., Saint Etienne Du Rouvray, França
- CIE Automotive, SA COMPIEGNE, França
- Compagnie de Saint Gobain, Arbos del Penedes, Espanha
- FAURECIA, PORRINO, Espanha
- Financière SNOP DUNOIS, Nigran, Espanha
- Leoni Wiring Systems, Pitesti S.R.L. Pitesti, Roménia
- Plastic Omnium, AREVALO, Espanha
- Plastic du Val de Loire, NOVE SADY, Eslováquia
- Visteon Corpotation, Bir El Bey, Tunísia
Destaque-se ainda a atribuição do “Prémio Especial do Júri” à HONEYWELL, ligada ao Grupo PSA através de uma parceria histórica com mais de três décadas.
Paralelamente a estes prémios, Jean-Philippe Imparato, Diretor da Marca Peugeot, fez questão de agradecer aos 10 principais fornecedores do novo SUV PEUGEOT 3008, modelo eleito “Carro do Ano 2017”.
No final, Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA, concluiu a cerimónia, reforçando “o empenho de cada parceiro na melhoria do rendimento das suas operações, que constituem, para o Grupo, uma alavanca fundamental para a execução dos nossos objetivos ‘Push to Pass’”.
Em 2016, as Compras do Grupo PSA totalizaram 22.000 milhões de euros, dos quais mais de 16.000 milhões foram destinados às peças originais que representam, em média, mais de 80% do custo de produção de um veículo. O Grupo trabalha com um painel composto por 1.400 grupos fornecedores e dá primazia, onde quer que esteja implantado, à incorporação local. No que respeita ao aprovisionamento das fábricas de produção automóvel francesas, mais de 90% provém do continente europeu, do qual cerca de 50% é assegurado em França.