Ver todas

Back

Novo serviço Skills Analysis da Rosete

A Rosete acaba de dar a conhecer um novo projeto, o Skills Analysis, tendo desenvolvido uma plataforma de avaliação comportamental, que terá como resultado final a identificação de um perfil de comportamento, muito importante para quem lida com motoristas.

TEXTO PAULO HOMEM

Do papel para a vida profissional, a Rosete fez nascer um novo projeto, denominado Skills Analisys (Análise de Competências), que contribuirá para a evolução do mundo empresarial.

Este é um serviço, que permitirá a evolução pessoal e profissional de cada pessoa, identificando perfis comportamentais, com recurso a diferentes metodologias, que potencializem as relações humanas entre os vários membros das equipas.

Na era da informação que atualmente vivemos, as pessoas começam a representar o capital humano e passam a ser vistas como seres produtivos. Este capital pode agregar mais ou menos valores para a organização. Existem características humanas como talento, conhecimento e competências, que são fundamentais para gerar o crescimento organizacional. No entanto, algumas das capacidades do ser humano podem não ser identificáveis no imediato, mas expressar-se apenas se as organizações as valorizarem e permitirem o seu desenvolvimento.

O Projeto

RoseteO Skills analisys projeta-se na compreensão do estilo comportamental e capacita-o a identificar o estilo comportamental dos outros. Através deste serviço é possível fazer os ajustes necessários a cada interação, elevando assim a qualidade do relacionamento interpessoal.

A estratégia de intervenção da Rosete focalize-se no “Homem enquanto fator humano responsável pelos seus comportamentos e respetivas consequências”, logo, associar um serviço de análise de competências, é sem dúvida uma estrutura inovadora e responsável, que permitirá melhorar a comunicação e intervenção no mundo empresarial.

A análise de dados tacográficos e identificação de falhas dos motoristas, com o objetivo de uma posterior intervenção, prevenção e mudança de comportamentos, é algo que a Rosete sempre idealizou e que presentemente lança, com um serviço único e de acesso a qualquer ramo empresarial.

Cientificamente, reconhece a Rosete que “Comportamento gera Comportamento”, o que valida toda a componente da Skills Analisys, em conseguir identificar perfis comportamentais e, de forma ímpar, perceber como as pessoas gostam de ser tratadas, formando assim um sistema de intervenção assente na comunicação assertiva.

No mundo dos transportes, os/as motoristas vivem solidificando emoções, onde as horas, dias, semanas, meses que dedicam ao trabalho, fazem destas pessoas “Seres de escolha”, onde a família, os amigos e as atividades livres ficam, muitas vezes, na vontade ou no contacto telefónico. Nunca podemos esquecer, que a pessoa com quem mais contactam é somente o gestor de tráfego, sendo que, neste âmbito, a comunicação é essencial e definirá um papel preponderante na relação tráfego/ motorista e motorista/cliente.

A análise de comportamentos e competências assume um conjunto equilibrado entre conhecimento, habilidade e atitude. Combinando as respostas dos motoristas a questionários de avaliação comportamental, com a análise de dados tacográficos, é possível identificar o perfil de comportamento de cada motorista e, associado a cada perfil, saber qual a forma como cada um gosta de ser tratado.

Objetivo

O objetivo é que essa informação chegue aos gestores de tráfego, e a todos os que intervenham diretamente com os motoristas, para que os mesmos possam melhorar a eficácia da sua comunicação, interagindo assertivamente com a outra parte e, consequentemente, provocando as mudanças de comportamento pretendidas. “Tratar os outros como gostam de ser tratados” é, sem dúvida, um dos principais fatores de sucesso para alcançar os objetivos num mercado tão competitivo como o dos transportes.

Recorrendo a diferentes abordagens e instrumentos, o projeto Skills Analysis by Rosete pretende disponibilizar uma plataforma de avaliação comportamental, que terá como resultado final a identificação de um perfil de comportamento, e que pode ser aplicada em diferentes contextos.

As ferramentas de análise comportamental têm sido utilizadas em milhares de organizações, de todas as dimensões e por todo o mundo, para ajudar as pessoas a (re)aprenderem comportamentos e a trabalhar com assertividade com os outros, sendo ferramentas muito úteis em áreas como a liderança, treino de equipas, gestão de conflitos, atendimento ao cliente, comunicação, formação e avaliação de desempenho.

Para além das dimensões referidas anteriormente, com este novo serviço a Rosete pretende também intervir em processos de Recrutamento e Seleção especializados, com análise das características dos candidatos e seleção daqueles que melhor correspondem ao perfil pretendido.

Procura-se, com isto, responder ao grande slogan, “colocar a pessoa certa no lugar certo”, sabendo que quando as pessoas fazem tarefas que se adequam às suas capacidades, são mais felizes, mais motivadas e consequentemente mais produtivas.

O lançamento deste serviço é de fato a concretização de um projeto ambicioso que vem dar resposta a um dos grandes desafios de entidade: contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, através de uma plataforma de gestão comportamental e da monitorização de vetores de sucesso.

O Skills Analysis by Rosete pretende ser o cérebro da sua empresa, nunca esquecendo que um bom relacionamento empresarial, transforma uma empresa em negócios de sucesso.

Rosete
Leiria
Mafalda Silva
244 837 760
info@rosete.pt
www.rosete.pt

PALAVRAS-CHAVE