Com o Special Tec DX1, a Liqui Moly coloca no mercado um óleo que será necessário para os novos motores a gasolina da Opel, Vauxhall e General Motors.
Para além das funções habituais de um óleo de motor – lubrificar, limpar, refrigerar e proteger contra a corrosão – cabe a este óleo resolver um problema muito especial. Muitos motores de tamanho reduzido, bem como grandes motores de alta compressão com injeção direta de combustível, estão sujeitos a um risco acrescido de pré-ignição a baixas rotações (LSPI – low speed pre-ignition). Quando isso acontece, a mistura ar/gasolina entra em ignição na câmara de combustão ainda antes de haver uma faísca de ignição. Esta situação pode levar a uma combustão detonante e causar problemas graves no motor. Ainda não se sabe bem como ocorre este fenómeno. A sujidade no interior do motor tem um papel tão importante como a má qualidade do combustível. Descobriu-se que este risco pode ser reduzido com a utilização de um óleo de motor especial. Por isso, a Opel, a Vauxhall e a General Motors recomendam esse tipo de óleo para determinados modelos.
O Special Tec DX1 da Liqui Moly é um desses óleos. Além disso, satisfaz os requisitos da norma Dexos 1 de segunda geração da General Motors. Outros construtores como a Chrysler, Ford, Kia, Honda, Hyundai, Mazda, Nissan e Toyota exigem óleos com estas características para alguns dos seus modelos. O Special Tec DX1 destina-se exclusivamente a determinados motores a gasolina e não pode ser utilizado em motores a gasóleo.
Um óleo especial que previne problemas de ignição em alguns motores: isto demonstra que, atualmente, os óleos de motor já não são meros lubrificantes substituíveis, mas sim peças sobressalentes líquidas e altamente especializadas perfeitamente adaptadas a cada tipo de motor.