A GM voltou a elevar os seus padrões além da referência da indústria, exigindo uma maior economia de combustível e, simultaneamente, um elevado desempenho e durabilidade. A Champion lançou um novo lubrificante que cumpre ou excede as novas especificações da GM.
Nos últimos anos, a GM tem trabalhado para criar padrões globais de lubrificantes com a especificação dexos1. Qualquer lubrificante que cumpra estes padrões pode ser utilizado nos veículos da GM de qualquer parte do mundo.
A maior alteração na nova geração, denominada Dexos1 de 2.ª geração, é que os lubrificantes têm de manter um alto desempenho em motores que funcionam a temperaturas mais elevadas do que anteriormente. O motivo? As temperaturas mais elevadas dos motores modernos a gasolina de injeção direta (GDI) e a gasolina de injeção direta com turbocompressor (TGDI) eficientes em termos de combustível provocam um aumento da tensão nos lubrificantes.
Com a certificação Dexos1, os lubrificantes continuam a apresentar um bom desempenho a estas temperaturas elevadas, superando o desempenho da maioria dos concorrentes no mercado.
A próxima geração de lubrificantes dexos1™ tem ainda de passar por uma série de novos e exigentes testes a motores:
- Teste de pré-ignição a baixa velocidade (LSPI) estocástico: Os motores a gasolina de injeção direta com turbocompressor (TGDI) debatem-se, por vezes, com a pré-ignição a baixa velocidade (LSPI), mas os lubrificantes dexos1™ de 2.ª geração podem mitigar este problema.
- Teste de economia de combustível do novo ciclo de condução europeu normalizado (NEDC): Todos os óleos dexos1™ de 2.ª geração têm de cumprir os novos e elevados padrões de eficiência de combustível dos veículos da GM.
- Teste de depósitos do turbocompressor: Os turbocompressores estão a colocar maiores exigências aos lubrificantes do que nunca. No entanto, os lubrificantes dexos1 mantêm o desempenho, mesmo sob tensão.
- Teste de oxidação da GM (GMOD): A oxidação pode afetar a eficiência de um lubrificante com o passar do tempo. Porém, os óleos dexos1™ de 2.ª geração resistem melhor à degradação do que os seus concorrentes.
- Uma série de testes adicionais no âmbito da limpeza e da durabilidade garante que os lubrificantes dexos1™ de 2.ª geração representam o melhor do mercado.
A Champion lançou uma linha de produtos desenvolvidos para cumprir a especificação dexos1™ de 2.ª geração. Começou com óleos de base de elevada qualidade, transformando-os em lubrificantes totalmente sintéticos adequados para todos os veículos da GM, bem como para a maioria dos automóveis de passageiros, SUV e carrinhas ligeiras norte-americanas ou asiáticas.
Os produtos incluem:
- CHAMPION ECO FLOW 0W20 D1 FE
- CHAMPION NEW ENERGY 5W20 D1
- CHAMPION NEW ENERGY 5W30 D1 (Aprovação)
Proteção da Champion
- Estes lubrificantes protegem o veículo contra desgaste e lama, independentemente das condições de condução.
- A viscosidade ultrabaixa e as propriedades de fricção melhoradas levam a economia de combustível ao limite.
- Os óleos certificados pela dexos1 ajudam a prevenir a ocorrência de pré-ignição a baixa velocidade (LSPI) nos motores a gasolina de injeção direta com turbocompressor (TGDI).
Todos estes lubrificantes cumprem ainda os requisitos das seguintes especificações:
- FORD WSS-M2C945-A/946-A/947-A
- CHRYSLER MS 6395
- API SN/RC
- ILSAC GF-5