O ano de 2017 e 2018 ficaram marcados pela continua renovação da imagem da Roady em Portugal. Esta rede oficinal vai continuar a investir noutras áreas, como nos fala Domingos Simões, Responsável Marketing da Roady.
Qual o balanço que faz do ano de 2017 para a sua empresa?
Em 2017 destacamos a continuidade do processo de expansão com a abertura do Roady de Vila do Conde, que tem tido uma excelente performance e ainda o reforço de Gama de Produtos Nossas Marcas (PNM) onde se destacam as baterias, um produto cujas condições de aquisição conseguimos melhorar através da centralização das compras internacionais.
No ano que agora termina iniciámos o processo de renovação de imagem em mais de 80% dos pontos de venda da rede e foi implementado em toda a rede e em apenas quatro meses um novo sistema informático mais adequado à realidade do nosso negócio, permitindo, através da matrícula, ter acesso a toda a informação do veículo. Atualmente é possível ter na mesma plataforma o programa com planos de manutenção da marca, uma ferramenta essencial sobretudo nos veículos mais recentes e em garantia.
Ainda relativamente a 2017, salientamos o nosso trabalho na Comissão Especializada de Serviços e Mobilidade na DPAI da Acap, que nos permitiu abordar temas tão importantes como a oficina qualificada, a formação, a garantia das peças e a gestão de conflitos.
Que principais investimentos foram feitos em 2017?
Ao nível de marketing vamos apostar em novo merchandising e vamos continuar a investir nas três rádios nacionais e também no digital, através do nosso site e página facebook, para além das campanhas de sms ao longo de todo o ano. Estamos ainda empenhados na renovação da nossa imagem, tendo-se já iniciado este processo.
Qual a avaliação que faz do mercado em 2017?
Em 2017 destacaria o verão prolongado, acabou por impactar as vendas habituais de pneus, escovas e inclusive baterias.
Nos dois últimos anos houve uma recuperação das vendas de novos que tem levado os concessionários a relançar a manutenção em garantia. O parque automóvel está nitidamente a alterar-se e o crescimento das frotas fez com que apostássemos numa nova parceria, pelo que para além da Arval iremos trabalhar como reparadores oficiais para as operações de manutenção da Leaseplan.
Que perspetivas tem para o ano de 2018, no que à vossa empresa diz respeito?
Acreditamos que vamos continuar a crescer, não só pelas aberturas de centros-auto já previstas, como pela consolidação da nova Imagem exterior e conceito interior. Vamos manter a forte aposta na formação das nossas equipas técnicas da oficina, mas igualmente da nossa receção,
Quais os investimentos previstos para 2018?
Vamos investir mais de 600 mil euros na renovação de imagem, tendo-se já iniciado o processo. Para além da renovação da imagem exterior vamos também investir e apostar na renovação da nossa imagem interior adotando o novo layout. Outras das apostas para 2018 será ao nível do marketing, área em que será dada continuidade ao plano de media e será reforçada a divulgação do recrutamento de novos investidores na Rede.