Ver todas

Back

Volvo Trucks apresenta primeiro camião 100% elétrico

13 Abril, 2018

A Volvo Trucks apresentou o seu primeiro camião integralmente elétrico para utilização comercial – o Volvo FL Elétrico, para distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações. As vendas e a produção em série do novo modelo terão início na Europa no próximo ano. 

“Orgulhamo-nos de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos. Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos”, afirmou Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

A apoiar a oferta da Volvo Trucks, estão os conhecimentos acumulados do Grupo Volvo ao nível de soluções de transporte elétricas. A Volvo Buses, vendeu mais de 4 mil autocarros elétricos desde 2010. A tecnologia utilizada para propulsão e armazenamento de energia no Volvo FL Elétrico foi exaustivamente experimentada e testada desde o início, sendo apoiada pela rede de vendas, assistência e fornecimento de peças da Volvo Trucks.

“Para garantir que as matérias-primas das baterias são extraídas de uma forma responsável, o Grupo Volvo trabalha com a rede Drive Sustainability, que tem uma função especial que monitoriza essa questão. O Grupo Volvo também está envolvido em vários projetos em que as baterias de veículos pesados elétricos ganham uma segunda vida, reutilizadas para armazenamento de energia. Ainda não foram resolvidas todas as questões relacionadas com o processamento de baterias, mas estamos a trabalhar ativamente no âmbito do Grupo e em colaboração com outros intervenientes para impulsionar o desenvolvimento e criar as soluções necessárias”, diz Jonas Odermalm.

Os primeiros camiões da gama Volvo FL Elétrico estão agora em fase de funcionamento normal nas mãos de clientes em Gotemburgo, casa da Volvo Trucks.

Volvo FL Elétrico:

• Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 16 toneladas.

• Motor elétrico de 185 kW, potência máxima/130 kW de potência contínua, transmissão de duas velocidades, veio de transmissão, eixo traseiro. Motor elétrico com um binário máximo de 425 Nm. Binário máximo do eixo traseiro de 16 kNm.

• Armazenamento de energia: 2 a 6 baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh.

• Autonomia até 300 km.

• Carregamento de CA através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/Combo2 até 150 kW.

• Tempo de recarregamento: De baterias vazias até completamente carregadas: carregamento rápido de 1-2 horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.

• Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.

Mais informações em www.volvotrucks.com

PALAVRAS-CHAVE