A MAN Truck & Bus iniciou a utilização prática de dois camiões ligados em rede digitalmente. Na presença do Ministro Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais, Andreas Scheuer, um platoon de camiões partiu do centro da DB Schenker em Neufahrn, perto de Munique, em direcção a Nuremberga, a via escolhida para os testes práticos.
O conceito “platooning” refere-se a um sistema que os veículos utilizam na estrada, no qual pelo menos dois camiões seguem muito próximos na estrada, como que em comboio, com o apoio de assistência técnica de condução e sistemas de controlo. Todos os veículos no platoon estão conectados uns aos outros por uma “barra de engate” electrónica que se serve da comunicação entre veículos. O camião da frente define a velocidade e direcção, e os restantes seguem-no.
Os testes regulares de camiões ligados em rede tiveram início a 25 de junho. Os testes serão efectuados sem qualquer tipo de carga até ao início de agosto. Depois, os camiões de comboios estarão na estrada diariamente, a efectuar três viagens logísticas de rotina, carregados parcialmente. Os parceiros do projecto estão assim a levar a cabo um trabalho pioneiro. “Esta primeira utilização de comboios de camiões na Alemanha vai definir novos padrões para o mercado logístico, que vão beneficiar sobretudos os nossos clientes”, indicou Alexander Doll, Membro do Conselho da DB para Transportes e Logística. “Com este projecto, a DB Schenker revela o que será realmente importante para as empresas em tudo o mundo, no futuro: inovações avançadas criadas através de parcerias”.
Com a utilização desta tecnologia, a DB Schenker está a expandir o seu modelo de negócio digital. ”Estamos mais uma vez a levar uma novatecnologia para a estrada. Com o projecto de platooning, estamos a destacar ainda mais o nosso papel pioneiro no campo da condução autónoma e ligada em rede”, afirmou o Prof. Dr. Sabina Jeschke, Membro do Conselho da DB para Digitalização e Tecnologia. A MAN Truck & Bus e a DB Schenker, duas empresas líderes nos seus
sectores a nível mundial, estão a cooperar para promover em conjunto a condução autónoma.
Tecnologia sem precedentes
Durante os testes práticos, a tecnologia de platooning para a logística será optimizada, por exemplo relativamente ao sistema de segurança, consumo de combustível e melhor uso do espaço na estrada. Os parceiros do projecto também esperam obter mais informação sobre a aceitação social da condução em rede, bem como sobre as políticas de transportes e pré-requisitos das infraestruturas.
Desde o início da colaboração em Maio de 2017, e com a entrega oficial dos veículos de testes pela MAN em Fevereiro deste ano, os motoristas têm vindo a ser preparados para o projecto através de formação intensiva. Os efeitos psicossociais e neurofisiológicos da nova tecnologia nos motoristas do comboio de camiões serão avaliados pela Universidade Fresenius, através de um estudo de acompanhamento. Isto irá permitir que importantes experiências dos motoristas sejam incorporadas, e o seu perfil profissional será desenvolvido.