Ver todas

Back

Barcenol: Fazer renascer a Veedol

A Barcenol trouxe de novo para o mercado português a marca de lubrificantes Veedol, que tanto sucesso conheceu na década de 90. Fomos conhecer a “nova” Veedol e o projeto da Barcenol para esta marca.

TEXTO PAULO HOMEM

A Barcenol é uma empresa com 25 anos de atividade que se dedica à importação e comercialização de todo o tipo de lubrificantes e massas para o ramo automóvel (incluindo moto) e para a indústria.

“Podemos dizer que tudo o que precisar de lubrificação a Barcenol pode dar resposta”, começou por dizer José Peixoto, responsável comercial da empresa de Barcelos. A Barcenol tem como representação histórica a Brugarolas, com uma gama muito abrangente e que tem produtos para diversos setores, incluindo também o setor automóvel com a marca Bradol (uma das três marcas da Brugarolas). “Temos o negócio Brugarolas praticamente consolidado no mercado, pelo que recorremos a toda esta experiência para nos lançarmos noutros projetos”, revela o mesmo responsável.

É assim que há cerca de um ano nasce o projeto Veedol na Barcenol, uma marca que será trabalhada para o setor automóvel, sem prejuízo de todo o trabalho feito com as restantes marcas que representa. “O nosso principal objetivo é fazer o relançamento da marca Veedol no mercado português. Trata-se de uma marca que desapareceu do mercado nacional há 15 anos”, explica José Peixoto, dizendo que “vamos trabalhar com esta marca especificamente o setor automóvel, pois com as marcas que já tínhamos, apesar de terem produtos para o setor automóvel, estão mais direcionadas para a industria”.

VEEDOL

Uma das características que motivou a forte aposta na Veedol, foi o facto de a mesma ter as homologações dos fabricantes, algo que o mercado começa a exigir e que “não é possível entrar no mercado sem ter isso”, refere Henrique Alves, igualmente responsável comercial na Barcenol, argumentando que “com a Veedol temos uma marca de lubrificantes muito bem direcionada especificamente para o setor automóvel, com uma gama muito alargada e atualizada de produto para esta área”.

Os responsáveis da Barcenol já tinham conhecimento desta marca e da sua importância no mercado português, quando a mesma deixou de ser comercializada entre nós há 15 anos, pois tinha um reconhecimento de qualidade, pelo que “assim que tivemos conhecimento que a marca estava a regressar e que tinha uma presença forte no exigente mercado alemão, iniciamos os contactos para ficarmos com esta representação para o mercado nacional”, conta José Peixoto que explica que “a Veedol é de novo uma marca autónoma, que está a fazer o seu percurso no mercado e que apresenta uma linha muito atualizada de produtos”.

Apesar de estar com a Veedol há quase um ano, o verdadeiro trabalho da Barcenol com esta marca começou nos últimos seis meses, depois de um processo de estudo de mercado e da definição da política de produto e preço, tendo sido lançada uma estratégia comercial que levará a marca a chegar às oficinas. “Queremos fazer algo diferenciador no mercado com a Veedol, para não entrarmos e sermos apenas mais uns no meio de uma enorme guerra que é o negócio netauto dos lubrificantes”, refere Henrique Alves, dizendo que o “principal argumento que temos é a excelente relação preço / qualidade, defendendo sempre o nosso cliente, dando-lhe garantias de que, por exemplo, o nosso lubrificante não estará nas grandes superfícies. Por outro lado, sabemos que temos uma marca com nome em Portugal, que é conhecida nas oficinas e que tem uma boa imagem”.

Atualmente a Veedol tem fábricas em diversas localizações na Europa (Alemanha, Holanda, Inglaterra e Turquia), com laboratórios próprios e centros de investigação & desenvolvimento, tendo também linhas de produtos auto (shampoo, silicones, etc) que a Barcenol nesta fase não comercializa.

DISTRIBUIÇÃO

Na fase de arranque com a marca Veedol, a Barcenol aposta em fazer oficinas diretamente, mas a empresa de Barcelos pretende também fazer chegar estes lubrificantes a alguma revenda e distribuidores que poderão representar a marca localmente.

Os 25 anos que leva de mercado, permitem à Barcenol ter já uma distribuição e logística bem montada, embora agora tenha que ser adaptada à realidade das oficinas. “Através dos nossos parceiros conseguimos estarmos presentes com a Veedol em praticamente todo o país”, informa Henrique Alves, que assegura que neste momento a marca não está a ser comercializada por casas de peças, embora essas possam ser também uma possibilidade. “Procuramos acima de tudo os parceiros que tenham como base principal do seu negócio os lubrificantes, isto é, que são grossistas de lubrificantes regionais e aos quais proporcionamos excelentes condições e apoio para trabalhar a Veedol localmente”, refere José Peixoto.

A Barcenol possui o seu stock em Barcelos, que é regulamente reposto diretamente da fábrica, sendo depois distribuído através de operadores logísticos ou através de frota própria para os clientes, tendo ainda uma equipa comercial no terreno, que trabalha todas as representações.

“O nosso conhecimento técnico na área da lubrificação é muito importante para dinamizar a Veedol no mercado, pois temos objetivos de crescimento para esta marca e dinamizamos toda a formação que for necessária”, diz José Peixoto, revelando que existem muito projetos para esta marca no mercado português.

Barcenol
Henrique Alves, José Peixoto
Barcelos
253 832 416
geral@barcenol.com

PALAVRAS-CHAVE