A Ractronicos oferece soluções tecnológicas inovadoras para fornecer o mercado automóvel com componentes eletrónicos reconstruídos.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Ractronicos é a filial em Portugal da ACtronics, empresa de referência na reconstrução de peças eletrónicas automóveis na Europa, para a maioria das marcas e modelos de veículos. A Ractronicos trabalha exclusivamente com oficinas e concessionários e tem, atualmente, uma carteira de cerca de 16 mil clientes. Anualmente, a empresa efetua a remanufatura de 90 mil peças, através de uma equipa de 117 profissionais.
A Ractronicos pretende, a curto prazo, crescer ainda mais no mercado e tornar-se a primeira escolha para a regeneração de componentes eletrónicos com qualidade, apresentando-se como uma alternativa às peças OE. “Na Ractronicos desenvolvemos, a nível interno, diversos componentes que são comparáveis ou até melhores do que os originais, o que significa que estamos aptos a garantir uma elevada qualidade”, afirma Karin Assink, Marketing Manager, que explica que o processo de recosntrução consegue dar uma vida útil superior aos componentes eletrónicos ou mecânicos, comparativamente a uma reparação convencional. “Com as soluções de remanufatura da Ractronicos, as peças ficam como novas. A reparação de uma peça pode parecer vantajosa a curto prazo, mas a longo prazo irá acabar por ter qualquer outra falha, e isso irá implicar mais custos”.
TECNOLOGIA
A Ractronicos possui equipamento tecnologicamente avançado na área da pesquisa e diagnóstico disponível no mercado, incluindo máquinas de interligação automáticas com ultrassons, utilizadas na remanufatura das centralinas híbridas mais modernas. “Dispomos também de um aparelho de soldadura a laser completamente automático, uma máquina de passagem de bandas de suspensão e um banco de testes para corpo borboleta. Temos todas as máquinas inteligentes que exsitem atualmente no mercado, desenvolvidas para dar suporte aos nossos funcionários, que possuem elevada experiência e conhecimento neste setor, e para conseguirmos um processo de reconstrução de componentes de alta qualidade. Os nossos equipamentos de teste foram concebidos e desenvolvidos a nível interno, o que demonstra o nível de especialização das nossas operações e a vastidão do nosso conhecimento”.
A empresa não se limita a adicionar peças reconstruídas à sua gama, e dá também prioridade à pesquisa e desenvolvimento. Os especialistas da Ractronicos estudam e testam cada peça, todos os possíveis danos e até eventuais melhorias que possam ser feitas para uma maior qualidade e durabilidade do componente.
Não queremos fazer só a reconstrução, sempre que possível pretendemos efetuar melhorias estruturais. O processo de reconstrução que fazemos na maioria dos produtos necessita de conhecimento especializado e, acima de tudo, equipamento de diagnóstico específico. Um diagnóstico correto contribui para evitar a recorrência do problema reparado”. Todas as revisões efetuadas pela Ractronicos, ocorrem em ambiente 5D lean Sigma. Os especialistas da empresa efetuam auditorias constantes para otimizar todos os processos e detetar eventuais falhas. “Cada peça tem dois anos de garantia, isto é revelador da nossa qualidade. Além disso, oferecemos dois anos de garantia sobre os produtos reconstruídos por nós, enviados por uma oficina ou concessionário automóvel. Os nossos produtos garantem sempre a melhor qualidade, com preços acessíveis”.
O processo de reconstrução
Ao chegarem às instalações da Ractronicos, as peças são alvo de uma inspeção e é verificado, de forma exaustiva, se apresentam alguma falha. O processo de reconstrução é efetuado pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento, no qual os componentes são substituídos ou melhorados. O processo de regeneração de um atuador de turbo, por exemplo, consiste em duas fases: a parte mecânica e a parte eletrónica. As avarias mecânicas são tratadas pelo Departamento de Mecatrónica.
Os especialistas da Ractronicos reparam os componentes avariados e identificam os pontos críticos, substituindo todas as peças rotativas, como forma de precaução e para garantir a qualidade do produto. A parte eletrónica é tratada pelo departamento “Bond”, que estabelece novas ligações na placa de circuitos. Este procedimento utiliza vibrações ultrassónicas para que as novas ligações adiram ao ponto de contacto existente. “É um método extremamente preciso e, comparativamente à soldadura, tem a vantagem de que nenhum dos componentes existentes na placa de circuitos fica exposto ao calor”.
Após a reparação, é feito um teste final exaustivo. “Não testamos apenas para ver se tudo está a ser executado de modo uniforme, mas também conseguimos verificar se o sistema eletrónico das placas de circuitos responde de forma adequada”. Após a realização dos testes, a Ractronicos garante que o produto funciona pelo menos tão bem como o produto original.
Produtos remanufaturados pela Ractronicos
>> Centralinas de motor (ECUs)
>> Unidades de ABS
>> Unidades de transmissão (TCUs)
>> Corpos do acelerador
>> Quadros de instrumentos
>> Displays