A ARAN organizou uma conferência no passado dia 22 de setembro de 2018 no Fórum Braga, no âmbito do Salão Automóvel de Braga, que contou com adesão massiva por parte dos empresários do setor automóvel.
A Conferência foi composta por dois painéis, nos quais se abordaram temas atuais e de grande importância para o setor automóvel, em particular para as oficinas independentes.
A sessão de abertura da Conferência contou com a presença de Firmino Marques, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, a Deputada Palmira Maciel, em representação do Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, José Carlos Coutinho, Diretor Geral da InvestBraga, Rui Gonçalves, Presidente da ARAN, Gualter Mota Santos, Presidente da Assembleia Geral da ARAN e Afonso Ferreira, membro da Assembleia Geral da ARAN.
Estiveram ainda presentes na Conferência três representantes da Câmara Nacional dos Peritos Reguladores Rui de Almeida (Presidente do Conselho Diretivo), Manuel da Silva Castro (Presidente do Colégio Automóvel) e Alberto Osório (Vice-Presidente da Comissão de Formação).
Bruno Pires Peres, Account Manager da GT Motive, iniciou o primeiro painel, fazendo uma abordagem global à nova realidade dos veículos conetados assunto da atualidade e que exige preparação e adaptação das empresas, para que consigam acompanhar as evoluções do setor.
No segundo painel, em que foram debatidas as diferentes perspetivas sobre a regularização de sinistros, estiveram presentes Bruno Militão Ferreira (Direção Gestão Prestadores da Fidelidade) e Luís Gouveia (Responsável de Prestadores do Grupo AGEAS Portugal) dos empresários e Associados da ARAN, Afonso Ferreira (Auto Sete Fonte – Reparação Auto Lda) e João Carlos Oliveira (João Carlos & Oliveira Lda). Estiveram na mesa temas como o funcionamento dos call centers das seguradoras, o encaminhamento dos lesados para a rede de oficinas recomendadas pelas seguradoras, a colocação, nas reparações, de peças de origem vs peças de qualidade equivalente. Gualter Mota Santos, Presidente da Assembleia Geral da ARAN e Administrador do Grupo Filinto Mota, foi o moderador deste debate, que teve como objetivo apresentar casos práticos, diferentes pontos de vista e tentar encontrar soluções para o bem do setor automóvel e da sociedade.
A ARAN irá continuar atenta e a acompanhar a evolução do setor, promovendo o diálogo e o apoio aos seus Associados.
Refira-se ainda que a revista Pós-Venda foi Media Patner desta Conferência, pelo que na próxima edição da publicação poderá ler algumas das conclusões deste evento.