Ver todas

Back

Aluno do CEPRA obteve medalha de excelência no Euroskills Budapest 2018

18 Outubro, 2018

Daniel Stelmach, formando de Mecatrónica Automóvel do CEPRA obteve uma medalha de excelência e o título “Best of Nation” no Campeonato Europeu das Profissões – Euroskills Budapest 2018.

Durante três dias Daniel realizou quatro exigentes provas (Diagnóstico, Motores, Diagnóstico Elétrico e Direção e Rodas), sempre sob o olhar atento dos jurados internacionais que classificam o desempenho dos concorrentes ao mais ínfimo pormenor.

A competição de “Automotive Technology” esteve este ano a um nível muito elevado de desempenho com 17 países em competição e foi até ao momento a mais competitiva com um nível médio de pontuações dos concorrentes muito superior ao de anteriores campeonatos. Daniel Stelmach obteve a classificação mais alta da seleção portuguesa o que lhe permitiu obter a medalha de “Best of the Nation”, obtendo também uma medalha de excelência pela pontuação obtida no seu desempenho.

Nesta 6ª edição dos campeonatos participaram cerca de 600 jovens concorrentes em representação de 28 países, que competiram em 40 diferentes profissões. A equipa portuguesa, constituída por 18 concorrentes que participaram em 15 profissões obteve 3 medalhas de bronze e 6 medalhas de excelência o que atesta bem o esforço e dedicação dos concorrentes, dos jurados e de todos os que contribuíram para o sucesso da equipa. Considerando o número médio de pontos por participante, Portugal ficou na 8.ª posição entre 28 países que participaram neste Campeonato.

Daniel Stelmach foi acompanhado pelo Jurado Eduardo Fonseca (Técnico Superior do CEPRA) e jurado internacional (Chief Expert de Automotive Technology). Muitos foram os meses de trabalho de concorrente e jurado, para garantir uma preparação abrangente, já que para além da preparação específica para as provas práticas, há trabalhos de cariz teórico como a capacidade de leitura de literatura técnica; a prática de inglês técnico (língua oficial dos campeonatos), o conhecimento de normas e regulamentos da organização, e sobretudo a familiarização com o software utilizado nas várias marcas que serão utilizadas na competição. Mas o esforço e a dedicação foram compensados pelo excelente resultado obtido.

Na sequência do desempenho demonstrado, Daniel Stelmach vai participar no WorldSkills – Kasan 2019, o Campeonato do Mundo das Profissões que vai decorrer na Rússia de 18 a 23 agosto 2019.

Para poder alcançar esta fase da competição passou por um processo de seleção exigente em Portugal tendo obtido em Beja o título de Campeão Nacional (num disputado campeonato organizado pelo Worldskills Portugal do IEFP), que lhe abriu as portas para a participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

PALAVRAS-CHAVE