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KS Kolbenschmidt lança nova gama de rolamentos

A KS Kolbenschmidt, da Rheinmetall Automotive, está a lançar a nova gama de rolamentos planos KS P240, KS P241, KS P242 e KS P243, que oferece benefícios em termos de fricção e desgaste, bem como manutenção zero, especialmente em situações envolvendo rotação oscilante e altas cargas estáticas/dinâmicas.

Os rolamentos e buchas da KS Gleitlager GmbH servem para várias aplicações em veículos comerciais de todos os tipos, dentro e fora do motor. Outros podem ser encontrados no chassi do veículo, em articulações mecânicas, compressores ou componentes hidráulicos.

Uma utilização particularmente complexa de rolamentos lisos é na alavanca dos travões de disco pneumáticos de veículos comerciais. Em termos de carga, durabilidade e robustez, os requisitos para estes componentes aumentaram acentuadamente nos últimos anos, uma vez que os travões são mais leves e mais compactos, enquanto os requisitos de desempenho aumentam continuamente.

As condições especiais que regem os sistemas de travagem dos veículos comerciais são refletidas nas posições de rolamento lubrificadas e nas cargas oscilantes, que podem ser bem acima de 200 MPa, e a posição de instalação com uma distribuição de carga desigual. Tudo isso leva a requisitos especiais no design do material. A superfície de deslizamento deve ser altamente adaptável e resistente ao desgaste. É preciso ter atenção ao atrito, para garantir que a função dos travões não será limitada.

No desenvolvimento da nova gama de rolamentos da KS Gleitlager foi utilizada uma poliamida de alta resistência, preparada para a fricção para a superfície de deslizamento do polímero. Dependendo dos requisitos do travão, a espessura da camada superficial e a quantidade de lubrificante pode ser variada.

A KS Gleitlager disponibiliza aos seus clientes um pacote completo que vai desde a análise de problemas até à avaliação pós-operacional das peças.

Foi projetada uma bancada especial para testar os rolamentos de travagem altamente tensionados. Com esta bancada de testes, as condições num sistema de acionamento do travão podem ser reproduzidas com fiabilidade. Também é possível instalar os travões originais para uma transferência ainda mais próxima dos resultados para aplicações especiais. A nova bancada de testes acelerou, por um lado, o trabalho de desenvolvimento da nova gama de rolamentos KS P240 para a KS P243 e, por outro, permitiu a identificação dos mecanismos de desgaste dominantes, permitindo assim, por exemplo, um lubrificante otimizado.

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