A ZF Aftermarket é especialista em transmissões para veículos pesados, possuindo um imenso conhecimento técnico que coloca à disposição do mercado. Os problemas ou mesmo danos podem ocorrer, mesmo nas mais modernas transmissões, mas para evitar reparações morosas e dispendiosas, especialmente no setor dos veículos pesados, é essencial efetuar um diagnóstico de erros eficaz e ter conhecimentos específicos. É aqui que entra a ZF Aftermarket.
Existem diferentes tipos e designs de transmissões. No que toca a reparações de transmissões de veículos comerciais pesados, as oficinas independentes podem contar com os conhecimentos altamente especializados da ZF Aftermarket em matéria de sistemas, quer estejam a lidar com transmissões manuais, automáticas ou automatizadas. A unidade de serviço da ZF Aftermarket, em Sacavém, tem as competências necessárias para reparar, de forma profissional, quase todas as transmissões comuns dos veículos comerciais, de fabricantes de renome, e para aplicar peças de substituição com a qualidade do equipamento original.
Normalmente, as transmissões dos veículos comerciais pesados funcionam durante 700.000 – 800.000 km, o equivalente a uma vida útil de 12-15 anos. No entanto, erros durante a mudança de velocidades, desgaste e sujidade podem limitar a sua funcionalidade e causar avarias a longo prazo.
A complexidade dos componentes torna necessário um processo de diagnóstico e reparação aprofundado.
As causas de erros são diversas
Independentemente do seu tipo, as transmissões dos veículos comerciais estão diariamente sujeitas a cargas elevadas. É por isso que o seu uso incorreto, a presença de peças periféricas defeituosas no veículo ou a falta de manutenção causam rapidamente danos e reparações dispendiosas. Frequentemente, isto apenas exige a substituição durante reparações de pequenos componentes gastos, tais como rolamentos de rolos de agulhas, anéis de sincronização, mangas deslizantes ou vedantes. Mas, 80% dos problemas devem-se à sincronização dos atuadores da embraiagem ou da transmissão. Um possível indicador de uma embraiagem defeituosa são mudanças de velocidades instáveis. A velocidade salta repetidamente ou não engata. Se o condutor conseguir acionar a embraiagem e, aparentemente, engatar a velocidade, o motor permanece no modo de ralenti. As falhas na transmissão também podem ficar a dever-se a desgaste mecânico ou eletrónico.
Muitos sintomas parecem indicar danos na transmissão, mas, na realidade, são causados por um componente que interage com a transmissão. Exemplos disso são um volante bimassa defeituoso ou um problema com a alimentação de ar. Os especialistas da ZF Aftermarket explicam que é importante excluir estas fontes de erro antes da realização de uma reparação da transmissão.
Passo a passo: reparação da transmissão de veículos comerciais
A ZF Aftermarket definiu claramente o seu processo profissional e estruturado de reparação de transmissões: diagnóstico de erros, limpeza, análise, desmontagem e reparação ou substituição de peças de substituição, se necessário.
Passo 1: diagnóstico e interpretação de dados do veículo
A base de um diagnóstico fiável é assegurada pela leitura da memória de falhas e pela interpretação especializada de todos os dados relevantes do veículo. A ZF utiliza unidades de diagnóstico que suportam uma resolução de problemas profissional e sistemática ao longo de todo o veículo. Independentemente da marca do veículo, as soluções de diagnóstico inteligentes providenciam acesso aos dados gerais do veículo e à leitura dos códigos de avaria de todos os elementos de controlo.
A unidade de diagnóstico ZF Testman desenvolvida especificamente para produtos ZF concentra-se na tecnologia de transmissão. Ao contrário de outras soluções de diagnóstico, este sistema também pode ser utilizado em transmissões já desmontadas. A ZF Testman consegue ler os dados eletrónicos da transmissão, verificar os dados estáticos e dinâmicos do veículo, extrair informação não filtrada da memória de falhas de veículos comerciais, programar componentes ZF e refletir o software de componentes individuais.
Passo 2: limpeza da unidade de engrenagem com tecnologia de jato de areia
Após a identificação das causas da avaria, a caixa de velocidades é limpa. Isto significa que quaisquer depósitos presos e resíduos de sujidade são removidos com a ajuda da tecnologia de jato de areia.
Passo 3: desmontagem da unidade de engrenagem
Em seguida, a ZF Aftermarket examina os componentes no interior da transmissão. Para o efeito, a transmissão é completamente desmontada e as peças individuais inspecionadas e, se necessário, medidas. O conversor de binário na transmissão automática é esvaziado, limpo e revisto.
Passos 4 e 5: reparação e inspeção da mecatrónica
A reparação e a substituição da transmissão estão entre as competências chave da ZF Aftermarket. Ao longo de várias décadas, a ZF ganhou ampla experiência em matéria de transmissões. Isto permite à ZF oferecer aos seus clientes oficinais reparações ajustadas aos requisitos e ao valor atual do respetivo veículo. A oferta vai da substituição de componentes avariados da transmissão até à montagem completa de uma unidade de substituição, que cumpra os últimos requisitos da produção atual. Após a reparação, todas as transmissões são submetidas a um teste final em condições reais, no banco de testes ZF. O óleo nas transmissões automáticas é aquecido a 75°C, para simular realisticamente as condições de pressão e temperatura corretas.
Passos 6 e 7: montagem e testes finais no banco de testes
Após a montagem, a transmissão é abastecida com óleo novo. A ZF desenvolveu um banco de testes específico para um minucioso teste de fugas e de funcionamento das suas transmissões automáticas. No seguimento destes testes, o software da transmissão automática é reinicializado para que a oficina possa reintroduzir os dados do veículo e atualizar o software do fabricante do veículo após a instalação da transmissão. A execução de um teste final da transmissão no veículo conclui o processo de reparação.