A DB Schenker está a implementar no seu armazém em Eching, na Alemanha, a utilização da ProGlove, uma luva inteligente de digitalização do código de barras no processo de recolha de mercadorias.
A unidade de digitalização, pequena e leve, está integrada numa luva usada pelos colaboradores de armazém. A unidade ProGlove está localizada na zona das costas da mão e é ativada quando se junta e pressiona os dedos polegar e indicador.
Depois de digitalizar um código de barras, o colaborador recebe um feedback ótico, acústico e háptico. A comunicação visual com o sistema de gestão de armazém (ou seja, quantidades do produto e próximo local de recolha de mercadoria, por exemplo) pode ser realizado através de um tablet.
A ProGlove melhora a eficiência do processo. Enquanto os tradicionais scanners de anel são pouco ergonómicos e difíceis de usar, a ProGlove permite aos colaboradores desempenharem as suas funções de forma mais rápida, segura e fácil no processo de recolha de mercadorias. Os colaboradores podem continuar a utilizar as duas mãos livremente durante as operações, sem necessitar de procurar ou alcançar o leitor de código de barras. O resultado é uma economia de tempo em cerca de 40% quando em comparação com a utilização de scanners tradicionais.
Embora a DB Schenker não esteja diretamente relacionada com o setor do pós-venda automóvel, esta é uma novidade que poderá trazer benefícios aos players do nosso setor.
Veja o vídeo: