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De acordo com as necessidades do mercado (Caetano Parts)

25 Agosto, 2019

A Caetano Parts investiu num novo conjunto de ferramentas e de produtos para se aproximar mais das necessidades dos seus clientes oficinais e de retalho. Uma das novidades é o lançamento da marca de peças Klaxcar.

Pertencente ao Grupo Salvador Caetano, a Caetano Parts tem pautado a sua presença de longos anos no mercado das peças auto por alguma discrição. Apesar da forma de estar desta empresa, do ponto de vista operacional a Caetano Parts tem uma forte presença no mercado e é um dos maiores operadores nacionais do ramo associado à comercialização de peças originais… mas não só.

Muito recentemente a empresa lançou para o mercado a marca francesa de peças para o aftermarket Klaxcar, que entre outros predicados, está presente no TecDoc há vários anos e é certificada pela TUV Alemã.

“O mercado de peças originais é um mercado muito maduro. Nas visitas que fazemos regularmente aos nossos clientes temos vindo a sentir a necessidade de complementar a nossa oferta com outro tipo de peças. Depois de avaliar e analisar a oferta que existia e de saber a disponibilidade para trabalharem connosco, optamos pela Klaxcar, uma marca francesa que nos traz um aspeto que para nós era fundamental: a confiança total na qualidade do produto”, refere Hugo Martins, responsável comercial da Caetano Parts, explicando que “existe aqui um percurso de aprendizagem nas peças de aftermarket. Não quisemos trazer marcas, neste momento, que outros já comercializam e achamos que tudo o que temos feito ao nível dos serviços, acaba por ser mais importante para o cliente. Como confiamos na qualidade do produto klaxcar, temos condições para fazer o nosso trabalho”.

A gama Klaxcar que vai ser comercializada em Portugal nesta fase de arranque é constituída por cinco linhas de produto de maior rotação (filtragem, travagem, iluminação, escovas e amortecedores) passando a estratégia da Caetano Parts pela dinamização desta marca em parceria com os clientes, seja o instalador seja a casa de peças, de modo a fazer crescer a marca e a criar valor à mesma, evitando que se tenha apenas no preço o seu argumento. “Temos, como disse, o argumento da qualidade, logisticamente é uma marca que está próxima, com grande capacidade de stock e com uma gama de produtos muito bem adaptada ao nosso mercado”, refere o mesmo responsável.

Tendo uma boa cobertura nas marcas francesas e europeias em geral, a Klaxcar pretende desenvolver cada vez mais as suas linhas de produto e referências para que as mesmas se possam adequar aos mercados onde está presente. “Existe essa parceria com a Klaxcar que também nos irá apoiar no desenvolvimento da gama. Foi também um dos aspetos que nos levou a trabalhar com esta marca francesa”, refere Hugo Martins.

Digitalização

A digitalização é um dos eixos estratégicos do Grupo Salvador Caetano, à qual a Caetano Parts também aderiu. Nos últimos três anos a empresa digitalizou todo o processo de devoluções e gestão de reclamações, sendo o processo totalmente gerido através do portal da empresa. Desta forma a empresa agilizou todos estes complexos processos por via digital, o que deu, quer à Caetano Parts, quer aos clientes, outras ferramentas de análise e gestão, permitindo também uma grande transparência em todo o processo para ambas as partes. “É critico para o negócio ter uma ferramenta digital que faça a gestão de todo o processo de devoluções e reclamações. Com a nossa competência técnica, esta ferramenta acabou por ter um impacto muito importante ao nível da satisfação dos clientes”, explica Hugo Martins, que refere também que “só o conhecimento profundo dos problemas, que esta ferramenta nos tem trazido, é que nos permite poder resolvê-los e evitar que os mesmo voltem a acontecer”.

Atualmente a Caetano Parts comercializa 24 marcas de peças originais, através de representações e parcerias locais que lhes permite fazer chegar ao cliente qualquer marca e tipo de peça. A atividade está estruturada com dois armazéns, um em Setúbal e outro em Vila Nova de Gaia, com distribuição até duas entregas diárias adaptada a cada um dos distritos, incluindo as ilhas. A empresa possui ainda uma grande equipa de gestores de cliente, experientes e que mantêm relações de parceria sólidas e duradouras com os mesmos, estando o negócio apoiado por uma grande equipa de call-center, área onde a Caetano Parts investiu bastante, como uma nova central de atendimento telefónica, que trouxe enormes ganhos de produtividade.

Terminado esse investimento (em finais de 2018), a Caetano Parts iniciou de pronto um novo projeto, que teve a ver com a mudança do DMS (sistema informático) que está em curso, mas que levará a outro investimento, ainda sem data agendada, que é o portal B2B. “Sentimos necessidade de ter um portal mais dinâmico, com mais informação e que seja capaz de acrescentar valor à operação do cliente”, afirma o responsável da Caetano Parts, concluindo que “queremos apostar no serviço e cada vez mais na relação de parceria com os clientes, muito por via da digitalização da nossa atividade”.

Caetano Parts
265 521 883
apoioclientes.sul@caetanoparts.pt
geral.norte@caetanoparts.pt
www.caetanoparts.pt

Nota: artigo publicado na revista PÓS-VENDA 45

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