Eduardo Martí, da UFI, revela a estratégia da empresa para o aftermarket, com os novos desenvolvimentos tecnológicos e de distribuição no mercado.
Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?
O aftermarket está a caminhar para uma consolidação da distribuição. Assiste-se a uma concentração de grandes players da distribuição que se estão a internacionalizar, mantendo a base nos países de origem, mas distribuindo transversalmente em todos os países. Num contexto cada vez mais internacional, a consolidação da distribuição pode gerar oportunidades de expansão e negócios em outros países e regiões da Europa e do mundo.
Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?
O Grupo UFI investe 5% da faturação em Pesquisa e Desenvolvimento todos os anos, para tecnologias que serão também aplicáveis aos veículos elétricos. Os desenvolvimentos no negócio de gestão térmica já têm aplicações neste tipo de veículos. A UFI Filters oferece, para os veículos elétricos e híbridos, sistemas de gestão térmica, como o como “Battery heater”, para o aquecimento das baterias e o “ Battery cooler” para arrefecimento. A UFI Filters ganhou um contrato importante para a produção de um componente-chave da nova geração de motores elétricos da Renault Nissan Mitsubishi Alliance: o Grupo UFI irá desenvolver um elemento fundamental para a gestão térmica do motor. Na área de filtragem de ar do motor, temos o sistema UFI Multitube, que pode ocupar até metade do espaço.
Que efeitos a eletrificação do automóvel poderá ter no futuro do aftermarket e nas empresas do aftermarket?
A eletrificação proporcionará oportunidades para empresas como a UFI Filters, que estão a expandir a gama de produtos de gestão térmica. Além disso, os sistemas de filtragem serão sempre fundamentais, dado que um motor de combustão interna estará sempre presente. Os veículos 100% elétricos permanecerão numa cota marginal até 2030, pelo menos. Esta mudança envolverá depois uma alteração radical nos componentes do aftermarket.
O futuro do aftermarket passará pela cada vez maior concentração da atividade em grandes grupos?
No ano passado, a UFI Filters assinou um contrato com a TEMOT e a ATR, além de estar presente na NEXUS desde 2014. Recentemente, foi também assinado um contrato com a GLOBAL ONE. A colaboração com os grandes grupos serve para fortalecer ainda mais a estratégia de internacionalização do Grupo UFI que trará novas oportunidades de negócios, não apenas na Europa, consolidando e ampliando os negócios existentes, mas irá garantir maiores possibilidades de negócio também nos EUA e no Brasil.
Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?
As oficinas têm acesso aos catálogos online UFI e Sofima, recentemente atualizados. Estes são catálogos “mobile fiendly”, com novas fotografias dos produtos e com a atualização das novas referências da gama. Está também disponível toda a restante documentação e informação técnica.
Que desenvolvimentos estão a ser feitos pela vossa empresa no sentido dos veículos autónomos?
Inovação e qualidade nos produtos, com a mesma qualidade OE. Os filtros produzidos e comercializados pelo grupo UFI no mercado de pós-venda com as marcas UFI e SOFIMA são resultado de uma constante investigação tecnológica.