Ver todas

Back

DOSSIER Marcas do Aftermarket: “A Brembo já se preparou para a eletrificação de veículos”, Benito Tesier, Brembo

13 Janeiro, 2020

A Brembo está a preparar-se para os desafios que o aftermarket está a colocar às marcas. Benito Tesier, General Manager da Brembo Espanha, revela a estratégia da marca para o futuro.

Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?

Como os travões serão necessários em todos os tipos de transmissão no futuro, a Brembo aftermarket irá enfrentar desafios semelhantes para suas pastilhas e discos, tal como hoje em dia.

Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?

A Brembo já se preparou para a eletrificação de veículos com inovações, tais como o desenvolvimento dos sistemas Brake by Wire. Todas as montadoras integram sistemas BbW incluindo na travagem autónoma.

Que efeitos a eletrificação do automóvel poderá ter no futuro do aftermarket e nas empresas do aftermarket?

A eletrificação pode afetar o aftermarket de várias formas. Um dos fatores decisivos será a gama de produtos de uma empresa. A Brembo olha de forma positiva para as mudanças do futuro, uma vez que irá abrir novos públicos-alvo.

O futuro do aftermarket passará pela cada vez maior concentração da atividade em grandes grupos?

A crescente concentração de grupos de compra é, de facto, uma tendência.

Como avaliam o crescimento de empresas como a TEMOT, ATR, GROUPAUTO, NEXUS, GLOBAL ONE, etc.?

Esses grupos estão a crescer de forma contínua e isso deve-se à necessidade de se consolidarem num mercado muito competitivo. Os distribuidores procuram o apoio desses grandes grupos para se adaptarem à evolução do mercado.

Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?

O site bremboparts é dedicado aos profissionais do aftermarket. Combina a integralidade do catálogo da Brembo com uma navegação intuitiva e imediata. O catálogo está disponível em 13 idiomas e apresenta todos os produtos disponíveis na gama da Brembo. Outras ferramentas são as sessões de formação Brembo Expert, organizadas em colaboração com os distribuidores oficiais da Brembo para qualificar os profissionais em sistemas de travagem de última geração.

O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?

A Brembo irá continuar a apoiar cadeia de fornecimento através do design, manufatura e e distribuição para as oficinas com produtos premium de qualidade de OE, serviços e ferramentas.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE