Ver todas

Back

Auto Marques: Referência que vem de longe

16 Março, 2020

Já lá vão 43 anos de uma oficina que é simultaneamente uma história de vida dentro deste setor, que sempre soube acompanhar a evolução e as exigências do negócio de reparação e manutenção automóvel. Bem-vindos à Auto Marques.

TEXTO PAULO HOMEM

Já foram mais, mas atualmente são 24 os profissionais de manutenção e reparação automóvel (14 estão ligado à chapa e pintura) que trabalham na Auto Marques. Isto diz tudo sobre a dimensão desta oficina independente de automóveis, bem acima da média nacional (mesmo contando com as oficinas de marca), que integra desta a primeira hora a rede Rino, com o lema “A sua oficina de sempre”.

A empresa existe desde 1976, quando Manuel Marques, mestre chapeiro, a fundou, para em 1983 fazer sociedade com a sua esposa Maria Leite, momento a partir do qual a Auto Marques não mais parou de crescer.

Há cerca de dois anos que a Auto Marques é gerida por Rui Marques, já segunda geração mas que desde tenra idade passa horas a fio em cada uma das áreas desta oficina, que reconhece que “a oficina ganhou uma enorme magnitude”. Diz o responsável desta imensa oficinas (tem cerca de 5 mil m² cobertos), que atualmente funciona como se fosse “clinica geral”, enfrentando todo o tipo de problemas dos clientes e que existem muitas outras dificuldades, por exemplo, sempre que é necessário um diagnóstico mais complexo, já que “somos uma oficina independente e não de marca, continuando a existir restrições no acesso à informação por parte do fabricante e o mesmo sucede em relação à reparações em garantia. Existem coisas que de facto ainda nos ultrapassam, mesmo que nos queiramos muito que elas aconteçam”.

O histórico da Auto Marques encontra-se sobretudo na área de chapa e pintura, tendo em conta que só no ano 2000 esta oficina de Vila Nova de Gaia apostou também na diversificação da atividade oficinal, incluindo os tradicionais serviços na área da mecânica.

“Atualmente somos oficina recomendada de mais de 90% das seguradoras que existe em Portugal, sendo que a fidelidade é um dos nossos maiores clientes”, revela Rui Marques, explicando que a Auto Marques já se encontra no “futuro” das peritagens trabalhando frequentemente com vídeo-peritagem e foto-peritagem com todas as seguradoras. “Atualmente fala-se muito em viatura de cortesia como sendo usual, mas a Auto Marques há 20 anos que disponibiliza viaturas de cortesia aos clientes”, diz o mesmo responsável.

Os diversos acordos que a Auto Marques estabeleceu, também com gestoras de frota, permitem-lhe trabalhar com todo o tipo de público. “São clientes com um grande poder no mercado, que não nos dão uma grande margem de negociação. Por isso, temos que nos adaptar e saber qual a melhor forma de os trabalhar para tirar rentabilidade neste negócio”, revela Rui Marques, assumindo que o volume de trabalho é um fator crítico para o sucesso da sua operação. É por isso que a Auto Marques vai continuar a dinamizar parcerias, protocolos e outros acordos com entidades e empresas, como também manter-se associado a uma rede oficinal (está na Rino desde a sua fundação), pois ptentende que Rui Marques que “já não são só as empresas a comprar os carros em renting, também o particular está a fazê-lo e por isso não será o utilizador do carro a mandá-lo para a oficina, mas sim a entidade que o gere”.

Sendo este um dos benefícios de estar na rede, o responsável da Auto Marques aponta também outra vantagem, neste caso a formação. “Formar um técnico é um investimento muito grande. A vantagem de estar associado a uma rede, neste caso a Rino, é poder aceder de uma forma mais acessível à formação, mas existem ainda outras vantagens. Julgo que o caminho das oficinas será o estarem em rede”.

Apostando em fornecedores de qualidade, quer ao nível das peças, quer das tintas e dos consumíveis, Rui Marques argumenta que muitos concorrentes não fazem contas e que por isso propõem serviços a preços impossíveis de praticar no mercado. “É uma equação muito complicada de gerir, quando se aposta na qualidade dos serviços, das peças e das tintas como nós fazemos e no outro lado da balança temos uma grande pressão dos clientes e da concorrência”, afirma Rui Marques reconhecendo que “sabemos que o caminho que temos trilhado, por via da qualidade do serviço, é o caminho a seguir. Hoje um cliente quer oficina que lhe resolva todos os problemas com o seu carro, seja ele final ou empresarial e, por isso, tem na Auto Marques um serviço completo de manutenção e reparação automóvel, que inclui pneus, mecânica, colisão, etc”.

Ao longo de 43 anos de atividade foram muito os momentos (altos e baixos) da Auto Marques, referindo Rui Marques que “somos como um tanque de guerra, já passamos por tudo. Mas um coisa que nos orgulhamos, é o facto de sermos um oficina credível”.

Auto Marques
Rui Marques
Vila Nova de Gaia
geral@automarques.pt
www.automarques.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 45, de junho de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE