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NGK Spark Plug participa na Eco-Maratona Shell

15 Maio, 2020

A Eco-Maratona Shell é uma corrida em que as universidades de toda a Europa constroem e competem, para descobrir quem pode conduzir a maior distância com um litro de combustível. A NGK Spark Plug aceitou o convite para apoiar a Universidade de Rostock, fornecendo à sua equipa, a Hanseatic Efficiency, o seu equipamento técnico.

É uma competição não convencional que defende a mobilidade sustentável, a eficiência dos combustíveis e a inovação. Pela primeira vez, a NGK Spark Plug forneceu kits de sondas lambda NTK, fornecendo um benefício adicional para o “Larus”. O design das sondas lambda mantêm uma relação ar-combustível perfeita e garantem uma conversão ótima do combustível em condições difíceis do motor, conseguindo assim reduzir as emissões nocivas e minimizar o consumo de combustível do veículo.

Para a Universidade de Rostock, a Eco-maratona da Shell oferece a oportunidade perfeita para que os estudantes participem em colaboração. “Os estudantes de diferentes faculdades, como engenharia mecânica ou elétrica e física, aprendem a trabalhar juntos como uma equipa em uma tarefa de engenharia real. Então, na verdade, é uma forma muito útil de experiência de trabalho que irá beneficiar vocês em suas futuras carreiras”, afirmou Nikita Vetter, gestora de equipa da “Eficiência Hanseática”. Além disso, o projeto permite-lhes testar seus conhecimentos. ” É um ambiente verdadeiramente ambicioso e inovador e permite que nossos estudantes combinem a teoria com a prática”, afirma.

As equipas participantes podem escolher entre duas categorias: a categoria ‘Urbanconcept’ que abrange veículos de 4 rodas com características de “veículo familiar” e a categoria ‘Protótipo’ que abrange geralmente
veículos de 3 rodas, com ênfase em leves e ultraeficientes. Cada categoria está dividida em três
subcategorias que são determinadas pelo tipo de motor utilizado:

1) a categoria de motor de combustão interna (ICE) que permite a utilização de gasolina, diesel e etanol, GNC e GTL;

2) a categoria de bateria elétrica;

3) a categoria de célula de combustível para hidrogénio.

Embora a pandemia de Covid-19 tenha interrompido a maratona ecológica da Shell este ano, o Hanseatic Efficiency’ está ansioso para continuar a melhorar o seu “Larus”. “Reelaborámos o chassis para torná-lo mais leve, afinamos a carroçaria para alcançar os melhores valores de Cx (coeficiente de resistência aerodinâmica) possíveis. Estamos a reescrever os microcontroladores para a linguagem de programação C++ (que está a substituir o Bascom) que vai facilitar a actualização dos novos membros da equipa. Também estamos reconstruindo nosso endereço para ajudar a melhorar a segurança do motorista e trabalhando na implementação de um sistema de localização em tempo real para o carro, a fim de melhorar a comunicação entre o carro e o equipamento. Esta será uma melhora para as nossas pilotas femininas Nadine e Caro quando estiverem sentadas atras do volante”diz.

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