A Ford apresentou a nova E-Transit. A empresa vai construir E-Transits para clientes europeus na fábrica na Turquia, numa linha dedicada, juntamente com a premiada Transit Custom Plug-In Hybrid.
A E-Transit, que começa a chegar aos clientes europeus no início de 2022, faz parte dos mais de 11,5 mil milhões de dólares de investimento global da Ford em eletrificação até 2022.
Com uma capacidade útil de bateria de 67 kWh, a E-Transit oferece uma autonomia de condução estimada de até 350kms no ciclo combinado WLTP, fornecendo alcance suficiente para satisfazer as necessidades diárias, mas com capacidade adicional suficiente para responder a variações na carga do veículo e condições meteorológicas.
Isto torna a E-Transit ideal para ambientes urbanos, rotas de condução fixas e entregas em zonas de condução com zero emissões, sem necessidade dos proprietários de frotas pagarem por uma maior capacidade de bateria de que não necessitam.
Os modos de condução da E-Transit são adaptados ao seu motor elétrico. Um Modo Eco especial visa proporcionar uma melhoria até 8-10 por cento na utilização de energia se a E-Transit for conduzida sem carga com forte aceleração ou a velocidades de autoestrada, segundo os nossos dados. O Modo Eco limita a velocidade máxima, regula a aceleração e otimiza o controlo climático para ajudar a maximizar a autonomia de condução disponível.
O veículo também dispõe de Pré-Condicionamento Programado, permitindo que o sistema de climatização seja programado para ajustar a cabina à temperatura preferida enquanto o veículo ainda está em carga, assegurando a autonomia máxima de condução disponível.
A E-Transit não só ajuda as empresas a operar de forma mais sustentável, como também oferece claras vantagens comerciais. A E-Transit pode reduzir os custos de manutenção em aproximadamente 40% em comparação com os modelos equipados com motores de combustão interna, como resultado de menores despesas de manutenção.
Na Europa, os clientes vão beneficiar de uma oferta de serviço de quilometragem ilimitada, de um ano, a par do pacote de garantia de oito anos, 160.000kms para a bateria e componentes elétricos de alta voltagem.
A Ford oferecerá também uma variedade de soluções de carregamento para se adaptar às necessidades da frota e dos condutores, seja em casa, num local de negócios ou na estrada. A E-Transit pode ser carregada tanto em AC como em carregamento DC rápido. O carregador de bordo de 11,3 kW do veículo é capaz de fornecer uma carga de 100 por cento em até 8,2 horas. Utilizando um carregador rápido DC de alta potência de até 115 kW, a E-Transit pode recarregar a bateria de 15 a 80 por cento em cerca de 34 minutos.
Mais potência, conectividade em movimento
A E-Transit possui como opção a Pro Power Onboard, que permite aos clientes europeus transformar o veículo numa fonte de energia móvel, fornecendo até 2,3 kW para alimentar ferramentas e equipamentos no local de trabalho ou no trânsito. Uma capacidade pioneira para veículos comerciais ligeiros na Europa.
O interface padrão FordPass Connect oferece conectividade perfeita para ajudar os clientes de veículos comerciais a gerir e otimizar a eficiência da frota, com uma gama de serviços dedicados para veículos elétricos disponíveis através da solução de frota da Ford Telematics.
A E-Transit também traz a tecnologia de comunicações e entretenimento SYNC4 para veículos comerciais, apresentando um ecrã tátil de 12 polegadas fácil de usar, além de reconhecimento de voz e navegação melhorada. Com as atualizações SYNC over-the-air, o software da E-Transit e a tecnologia SYNC vão beneficiar dos novos recursos e das mais recentes melhorias de qualidade.
Na estrada com a navegação habilitada, os operadores de frotas podem beneficiar de tecnologias avançadas de assistência ao motorista, incluindo o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e o Intelligent Speed Assist, que juntos identificam as restrições de velocidade e permitem que os gestores de frota definam os limites de velocidade do veículo.
Além disso, a E-Transit apresenta uma série de tecnologias disponíveis projetadas para ajudar os clientes de frotas a reduzir os sinistros de seguro com base no motorista. Isto inclui Assistência Pré-Colisão, Sistema de Informação de Ponto Cego com Aviso e Ajuda de Mudança de Faixa e uma câmera de 360 graus com assistência de travagem em marcha-atrás. Em conjunto com o Cruise Control adaptativo inteligente, esses recursos podem ajudar a manter os padrões de segurança da frota e reduzir o risco de acidentes.
Concebida com uma capacidade que não compromete o volume de carga, a bateria da E-Transit está localizada debaixo da carroçaria, fornecendo até 15,1 metros cúbicos de espaço de carga, o mesmo que uma Transit a gasóleo com tração traseira.
Os engenheiros da Ford redesenharam a linha motriz e o sistema de suspensão traseira da E-Transit para otimizar o espaço de carga, criando um sistema de suspensão do braço de alta resistência que permite uma melhor precisão da direção e um manuseamento mais confiante, além de melhor tração, tanto em condições de carga ou sem carga.
A E-Transit para clientes na Europa visa até 1.616kgs de carga útil para a carrinha e até 1.967kgs para os modelos de chassis de cabina. O motor elétrico do veículo tem uma potência máxima de 198kW (269 PS) e 430 Nm de binário, o que o torna o motor mais potente de qualquer furgão de carga totalmente elétrico vendido na Europa. A configuração da tração traseira assegura uma tração excecional quando o veículo está fortemente carregado.
Na Europa, a Ford oferecerá uma escolha de 25 configurações da E-Transit, com diferentes estilos de carrinha, cabina dupla e carroçaria de chassis, opções múltiplas de comprimento e altura de tejadilho, e uma gama de opções de massa bruta do veículo até 4,25 toneladas, para suportar uma grande variedade de necessidades dos clientes.