A Scania está a investir 15,5 milhões de euros num novo laboratório de baterias nas suas instalações de investigação e desenvolvimento em Södertälje, Suécia.
A construção de um laboratório de 1000 metros quadrados começou recentemente e os trabalhos de construção ficarão concluídos na primavera de 2021. Após a testagem exaustiva e a verificação de equipamento e de instrumentos, o laboratório irá estar totalmente operativo no outono de 2021. O laboratório irá conter zonas de teste com 250 metros quadrados para células, módulos e conjuntos de baterias.
O laboratório centrar-se-á, principalmente, no desempenho de bateria e na avaliação de vida útil em condições climáticas variáveis de -40°C a 70°C. Os engenheiros da Scania irão examinar e identificar as melhores condições operativas para a bateria relativamente a, por exemplo, ponto de regulação da temperatura, o estado da carga e perfil de potência de carregamento para utilização personalizada na otimização da vida da bateria e nas necessidades do cliente.
O novo laboratório de baterias irá complementar uma instalação mais pequena com uma câmara climática para teste de bateria que foi começada a utilizar no início deste ano. Com este laboratório, a Scania pode testar o desempenho dos pacotes de bateria em camiões e autocarros elétricos operacionais sem retirar as baterias. Os veículos estão estacionados ao lado do laboratório e ligados ao equipamento de teste.