A obstrução do filtro de partículas é frequentemente uma dor de cabeça para o cliente final, tornando-se uma oportunidade de negócio para os reparadores.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Os problemas no filtro de partículas dos veículos têm sido, nos últimos meses e devido à pandemia de Covid-19, ainda mais frequentes, com os veículos parados durante muito tempo ou realizando apenas trajetos curtos para pequenas compras, não possibilitando a regeneração ativa do filtro. A utilização indevida de um automóvel com este componente, concebido para cumprir a norma Euro5, prevenindo a emissão de partículas poluentes, resulta, por isso, em problemas no funcionamento do motor e custos elevados. Cada vez mais empresas apostam na limpeza ou substituição por um filtro recondicionado, por forma a evitar soluções mais dispendiosas para o cliente, como a colocação de um filtro novo ou, de forma ilegal, mas muito frequente, a sua remoção. Estas entidades disponibilizam, assim, várias soluções, por forma a resolver ou prevenir eventuais problemas. O diagnóstico para este tipo de problemas é também bastante complexo, pois o funcionamento destes filtros varia de acordo com o fabricante automóvel. Depois de consultarmos o mercado dedicado a este tipo de serviços em 2018 (edição n.º 53), fomos analisar de que forma este mercado se tem atualizado em tipos de soluções para um problema recorrente dos condutores.
Qual a importância da formação e apoio técnico nesta área?
Servidiesel, Diogo Bordalo
“O filtro de partículas é muitas vezes o “fusível” de situações técnicas anómalas ao nível da injeção, do turbocompressor, da qualidade do lubrificante, da qualidade dos filtros (ar e lubrificante), EGR,… É por isso de grande importância que os técnicos tenham conhecimento da razão da saturação precoce de um filtro de partículas. Esta é uma das razões porque a Servidiesel tem no seu Apoio Técnico um Serviço diferenciado no mercado junto dos seus clientes”.
Berner, João Correia
“A formação é a base da profissionalização de qualquer área, sendo que neste caso não é exceção”.
Best Stock, Carlos Rosa
“A formação é fundamental, para uma maior sensibilização das funções dos filtros de partículas e o seu bom funcionamento anti-poluição. E da parte dos fabricantes de automóveis uma explicação, na entrega das viaturas, na sua forma de utilização, condições ideias para fazer a regeneração, como devem proceder a fim de evitar problemas graves e dispendiosos”.
Interescape, Jorge Carvalho
“Para além de contarmos com o apoio técnico das marcas premium que representamos, temos o nosso dep.de Engenharia para apoio aos nossos clientes em situações de dúvida aquando da instalação dos filtros de partículas. Em relação a formação, tínhamos tudo preparado para avançar em 2020, mas a situação pandémica, veio adiar para uma futura data a comunicar”.
FMF, Stephen Ainslie
“A formação é muito importante para sempre conseguir bons resultados, começando pela utilização do lubrificante apropriado, dado que apos aplicação é preciso seguir os passos corretamente. A utilização do apoio técnico evita, em muitos casos, a utilização incorreta e aumenta as possibilidades de sucesso. Também podemos sugerir alterações aos padrões de condução e a continuada utilização de aditivos para evitar problemas”.
Imporfase, Filipe Carvalho
A formação e apoio técnico é muito importante para este produto, porque 99% dos problemas com o filtro de partículas vêm do motor e da condução imprópria e não do próprio filtro. O filtro é uma peça imóvel que só está lá para reter e incinerar as partículas sólidas provenientes da combustão. A Imporfase no que toca a formação e apoio técnico está preparada a 100% para apoiar as empresas que atuam neste produto, apesar de sermos distribuidores também temos o know-how de como montar.
Veneporte, Abílio Cardoso
“Estamos a falar de uma área muito técnica, onde a complexidade está a aumentar. Sem uma formação adequada será difícil a qualquer profissional prestar um bom serviço aos seus clientes”.
Liqui Moly, José Pereira
“A formação e apoio técnico é fundamental, não só neste caso como em toda a área de reparação e manutenção. O melhor produto pode ter eficácia zero se a sua aplicação não for adequada, embora a LIQUI MOLY tenha o cuidado de desenvolver produtos que sejam de utilização fácil e prática. É por isso que a LIQUI MOLY, através da LIQUI MOLY Academy leva a cabo vários tipos de formações, das mais abrangentes até formações mais específicas e personalizadas. No caso concreto da limpeza do filtro de partículas, a equipa LIQUI MOLY está preparada para explicar e demonstrar como se aplica o produto e como garantir um serviço eficaz para o cliente”.
Escape Forte, Rui Lopes
“É vital, nesta área, uma boa formação técnica, acompanhada de um equipamento de diagnóstico capaz. Por uma questão de tempo e rentabilidade, o diagnóstico é a base de toda a operação”.
Memoderiva, Francisco Sarraipa
“Não existem atalhos para a experiência. Numa limpeza/regeneração de filtro de partículas, há inúmeros detalhes associados que têm de ser tomados em conta para um serviço perfeito. Falamos de testes de sondas, de diagnósticos, de valores de pressão. Estamos lado a lado com todos os nossos clientes 24 Horas por dia.
LD Auto, Cátia Neves
“Os sistemas de tratamento de gases de escape são cada vez mais complexos. O bom funcionamento destes sistemas, está dependente do funcionamento de todos os outros. É necessário garantir que a viatura não apresenta qualquer avaria que possa prejudicar o sistema de escape. A LD Auto possui um departamento técnico focado no apoio após-venda dos seus clientes, capaz de auxiliar tanto na montagem do componente na viatura como no seu diagnóstico”.
Mourauto, Joana Moura
“É de extrema importância, quer para quem repara o filtro, quer para quem o vai substituir”.
Luís Nuno, Bardhal
A formação Bardhal para operar com a máquina de EcoLimpeza 360 5 em1 desenvolve-se em três eixos: Consciencialização dos operadores para as questões ambientais e jurídico-legais; A sua preparação para operação do sistema com informação detalhada sobre as funções deste equipamento, sobre a utilização dos aditivos e outros produtos no processo; Por fim sobre a eliminação ecológica dos resíduos resultantes das diferentes operações de limpeza.
Que medidas deviam ser tomadas para penalizar quem remove os filtros de partículas?
Servidiesel, Diogo Bordalo
“Legislação sobre o tema existe, mas as entidades competentes não conseguem ou não é a sua prioridade, fazer cumpri-la. Acreditamos que chegará o tempo em que nas IPO, e, em testes de emissões periódicas e esporádicas realizadas na via pública, pelas entidades competentes, serão realizados testes em que se verifique da existência ou funcionalidade do filtro de partículas na viatura”.
Berner, João Correia
“O filtro de partículas tem um papel essencial na redução das emissões poluentes e como tal deve ser instalado em todos os carros diesel. Sendo a remoção do filtro ilegal, quem o faça deve ser punido de acordo com a lei”.
Best Stock, Carlos Rosa
“Tem-se falado muito na implementação de medidas a verificar nos centros de inspeção, mas a verdade é que constantemente estão a ser adiadas, pelo que a remoção dos filtros de partículas deveria ser objeto de chumbo”.
Interescape, Jorge Carvalho
“Em primeiro lugar a fiscalização nos centros de inspeção deveria detetar essa remoção, o que ainda não está a acontecer e em segundo criminalizar e encerrar as empresas que impunemente fazem publicidade ao seu serviço de remoção dos filtros de partículas”.
FMF, Stephen Ainslie
“Não concordo com a penalização como recurso principal. A penalização não será a forma mais indicada de resolver o problema. Dado que afeta as emissões da viatura, a IPO deve ser capaz de detetar e assim se iria diminuir drasticamente o recurso à remoção”.
Imporfase, Filipe Carvalho
“As medidas já foram tomadas, no dia 2 de Novembro de 2020 entraram em vigor as novas regras das inspeções periódicas de veículos, decorrentes da Deliberação nº 723/2020 de 3 de julho, do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. que aprovou os procedimentos e as instruções técnicas a observar pelas entidades gestoras dos centros de inspeção e os inspetores, com vista à classificação das deficiências. No entanto a remoção dos filtros de partículas continua a ser anunciada na Internet de forma escandalosa e os condutores continuam a passar as suas viaturas nos centros de inspeção”.
Veneporte, Abílio Cardoso
“Estamos a falar de saúde pública, remover filtros de partículas é um crime público, muito grave. A Veneporte já afirmou que a venda de filtros de partículas não homologados ou a sua remoção deveria ser fortemente penalizada, mas infelizmente é uma pratica diária no nosso país, as autoridades responsáveis, não obstante terem tido alertadas para este grave problema, nada fazem para o combater e até eliminar. É uma enorme preocupação que temos manifestado, mas que sozinhos não conseguimos resolver. Enquanto não se tomarem medidas sérias, estas más práticas e crimes vão continuar a ser praticados todos os dias”.
Liqui Moly, José Pereira
“Cabe às autoridades agir contra algo que é ilegal: seja a remoção ou a desativação do filtro de partículas. Na Europa já se caminha para uma IPO mais minuciosa no que diz respeito ao filtro de partículas. E com uma solução como a que a LIqui Moly disponibiliza não vale mesmo a pena arriscar”.
Escape Forte, Rui Lopes
“Tudo passa pela consciencialização, a nossa interpretação passaria por uma abordagem pedagógica, obrigatoriedade de reposição de todas as peças e eletronica para a viatura retomar as características originais. Sobre penalizações, levaria a apreensão de documentos até uma prova de que tudo está em conformidade”.
Memoderiva, Francisco Sarraipa
“A verificação devia ser mais completa e minuciosa. O filtro de partículas e catalisador são uma peça fundamental no motor de qualquer viatura, seja ligeiro ou pesado. O risco de incêndio aumenta consideravelmente quando se inventa ou retira o filtro de partículas. Os fabricantes desenharam e projetaram os filtros com um propósito importantíssimo para o nosso ambiente. Retirar os filtros de partículas é um erro que se paga muitas vezes bastante caro”.
LD Auto, Cátia Neves
“Viaturas com o sistema de escape adulterado, deveriam de ser proibidas de circular até cumprirem rigorosos testes de emissão de poluentes. É necessário regular a emissão de poluentes e proteger o ambiente, ao fazê-lo estaremos a proteger a saúde de todos”.
Mourauto, Joana Moura
“Multas pesadas e procedimento criminal, quer para o profissional que o faz, quer para o proprietário da viatura, uma vez que a remoção do filtro de partículas é um atentado ao ambiente e, como tal, deverá ser encarado como crime”.
Luís Nuno, Bardhal
“Não há necessidade de remover os filtros de partículas! É verdade que, quando entupidos, comprometem o funcionamento do motor e estão na origem de reparações dispendiosas, porém, é mais vantajoso proceder à limpeza periódica do que proceder à sua substituição ou à sua remoção que, aliás, é proibida por lei”.
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Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 65 de fevereiro de 2021. Consulte aqui a edição.