O Standvirtual, durante o webinar em que apresenta o barómetro do mercado automóvel, mostrou que o mês de julho revela um crescimento de 4% face ao período homólogo de 2019 no registo de carros usados, apesar de este ter sido um mês mais fraco há dois anos atrás.
O webinar apresentou várias conclusões em relação ao mercado de usados em Portugal:
• O primeiro semestre de 2021 teve uma quebra global de -15% na transferência de propriedade comparativamente a 2019, mas demostra progressos relativamente ao mesmo período de 2020, que registou uma quebra de -17%.
• A escassez de oferta e a dificuldade de repor stocks faz com que os comerciantes tenham de pagar mais caro pelos veículos, o que se reflete também no preço para o consumidor final. Verifica-se ainda uma escassez de viaturas mais baratas até 10.000€, mas também de viaturas no segmento seguinte de 20.000€, que a partir de março apresentam tendência de queda.
• Relativamente ao mercado de novos (ligeiros e pesados), há uma quebra de -21,4% em julho face a julho de 2020, mas com um crescimento de 18,1% no total do ano em comparação com o mesmo período de 2020. No caso dos motociclos, triciclos e quadriciclos regista-se uma quebra de -10,5% em julho, mas uma variação anual de 20,4%.
Assista aqui ao webinar: