Durante a época das férias de verão, a Bridgestone lembra aos condutores a importância de verificar o veículo e os pneus antes de começar a viagem de férias.
Especialmente este ano, explica a empresa, “quando muitos veículos têm estado praticamente parados devido às restrições Covid-19. O facto de os nossos carros não terem sido utilizados, ou terem sido muito pouco utilizados, não significa que estejam em perfeitas condições. É por isso que, em todas as circunstâncias, é aconselhável fazer um check-up antes de se fazer à estrada”.
A Bridgestone faz as seguintes recomendações:
Há várias coisas a considerar na verificação de pneus. Em primeiro lugar, é importante que tenham a pressão correta. Pneus com pressão insuficiente colocam em risco a segurança ativa do veículo, reduzindo a capacidade de travagem e manobrar em segurança, levando à perda de controlo do veículo, ao aumento do consumo de combustível e ao desgaste mais rápido dos pneus. Recomenda-se que a pressão dos pneus seja verificada quando os pneus estão frios. Informações sobre os valores recomendados podem ser encontradas no manual do veículo, no interior das portas ou no interior da tampa do combustível.
Em segundo lugar, a profundidade do piso deve ser verificada (o mínimo legal é de 1,6 mm). A forma mais fácil de determinar isto é através da utilização de um calibre especial ou do indicador de desgaste do pneu incorporado nos pneus. Se os indicadores de desgaste (pequenas marcas perpendiculares ao sentido da marcha) estiverem ao nível do piso do pneu, é altura de os mudar. Mas deixamos um truque, basta inserir uma moeda de um euro na ranhura do pneu e se conseguir ver a base da faixa dourada, é tempo de mudar.
É fundamental verificar os pneus quanto a rasgos, cortes e/ou outros danos. Além disso, cargas elevadas durante a viagem combinadas com temperaturas elevadas e baixa pressão do pneu podem provocar o rebentamento do pneu e, consequentemente, a uma possível perda de controlo da direção, o que, na melhor das hipóteses, resultará na necessidade de parar e mudar o pneu com a correspondente perda de tempo e risco de segurança, dependendo do local onde o rebentamento tenha ocorrido. Deve ser dada especial atenção aos pneus de caravanas, autocaravanas e reboques, especialmente se não tiverem sido utilizados durante algum tempo.
Por último, recomenda-se a utilização dos pneus adequados para cada estação do ano, neste caso pneus de Verão. Os pneus all season também são outra boa opção para os condutores que vivem em zonas com temperaturas mais baixas ou se desloquem a estas, onde os Invernos têm condições meteorológicas muito imprevisíveis, com chuva e baixas temperaturas (ou mesmo neve) e procuram a conveniência de ter um único conjunto de pneus que permita comodidade, mobilidade e segurança, todo o ano.
Mais informações em www.bridgestone.pt