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Iveco e Petronas juntas de novo no Dakar 2022

12 Dezembro, 2021

A Iveco e a Petronas voltam a apostar numa parceria, que tem sido de sucesso, desta feita para o Rally Dakar de 2022.

Estão em curso os preparativos do Petronas Team De Rooy Iveco para o Dakar 2022, a prova de todo-o-terreno mais exigente do mundo, que terá lugar pela terceira vez na Arábia Saudita.

A tradição da Iveco no Rally Dakar remonta à primeira edição, em 1979, quando começou a fornecer camiões de apoio, e prolongou-se durante os anos 80 com os modelos PAC 260 e 190. A cooperação entre a Iveco, a Petronas e o De Rooy Team teve início no Rally de Marrocos de 2011, prova que a Iveco venceu com um Trakker, dando início a uma emocionante jornada que conduziu a duas vitórias no Rally Dakar, em 2012 e 2016.

A equipa vai aventurar-se nos exigentes terrenos desta jornada de resistência a bordo de dois Iveco Powerstar e de um Trakker. Pelo décimo ano, a Iveco é fornecedora oficial da equipa, providenciando veículos, motores e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO estão equipados com motores IVECO Cursor 13, especialmente concebidos pela FPT Industrial, debitando uma potência máxima de 1000 cv.

Pelo décimo ano, a Petronas Lubricants International assume o papel de principal patrocinador e parceiro técnico, fornecendo o lubrificante desenvolvido em cooperação com a Iveco e a FPT Industrial, e recomendado para a gama de veículos ligeiros e pesados da Iveco, bem como os demais fluidos funcionais, incluindo o óleo de transmissão Petronas Tutela, e todos os outros produtos para os camiões de competição participantes no rali. Toda a equipa utilizará óleo de motor premium Petronas Urania, formulado com a avançada tecnologia de aditivos, desenvolvida especificamente para total protecção e fiabilidade, maior eficiência e melhor desempenho do motor.

Domenico Ciaglia, Diretor Geral Regional EMEA da Petronas Lubricants International, refere: “A Petronas Lubricants International (PLI) está ansiosa por mais uma oportunidade para por à prova a nossa tecnologia de fluidos no Rally Dakar. O óleo de motor ‘premium’ Petronas Urania, desenvolvido em cooperação com a Iveco e a FPT Industrial, tem uma fórmula especificamente desenvolvida para resistir às duras condições de utilização no rali proporcionando um desempenho inigualável e assegurando, ao mesmo tempo, a protecção e a fiabilidade do motor. Este ano é muito especial, uma vez que marca uma década de empenho da PLI na prova como patrocinador principal e parceiro técnico. Temos imenso orgulho em produzir óleos de motor de qualidade com o qual o Petronas Team De Rooy IVECO pode contar em todas as ocasiões.”

Janus van Kasteren jr é piloto de rali-raides, apresentando-se no Rally Dakar pela terceira vez, ao volante de um Iveco Powerstar Evo (#504), sendo acompanhado pelo navegador Marcel Snijders e pelo mecânico Darek Rodewald. O seu objectivo será capitalizar a experiência que adquiriu nas edições anteriores, em que alcançou, por diversas vezes, posições entre os 10 primeiros.

Hans Stacey participou no Rally Dakar pela primeira vez em 2004, sendo que irá alinhar ao volante de um Iveco Powerstar (#515), fazendo equipa com o navegador Anton van Limpt e o mecânico Randy Smits.

Quanto a Mitchel van den Brink, fez a sua estreia em competição com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/navegador no Dakar de 2019, tendo sido, então, o participante mais jovem de sempre na história do rali. Regressaria ao Dakar como piloto na edição do ano passado, apresentando-se, este ano, pela primeira vez, aos comandos de um Iveco Trakker (#524), sendo navegado por Rijk Mouw e tendo Bert Donkelaar como mecânico.

A nova edição do Rally Dakar regressa à Arábia Saudita através de um novo percurso, que levará os pilotos a percorrer novas paisagens através de vastas extensões de areia. Os concorrentes irão enfrentar todo o tipo de terrenos arenosos, em pistas de areia, correntezas de dunas e desfiladeiros, tendo de se socorrer das suas melhores capacidades de navegação para evitarem perder-se nesta desafiante rota. O percurso totaliza 8.000 km, dos quais 4.300 km são cumpridos em regime de Especiais (cronometrados).

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