A Autocrescente, empresa madeirense especializada em diversas áreas do ramo automóvel, onde se inclui a reparação e manutenção, mas também a venda de peças e acessórios, acaba de celebrar 21 anos.
A empresa que começou com a venda de automóveis, depressa alargou a sua esfera de atuação, muito à conta das solicitações e necessidades dos clientes. Assim, em 2003, foi aberta uma oficina com serviços de qualidade na reparação de automóveis ao nível da mecânica e eletricidade, o que possibilitou a entrada de mais dois funcionários na empresa.
Logo depois, apostou na aquisição de uma rent-a-car que surgiu numa altura em que o crescimento no sector turístico era evidente. Passados três anos e após estas duas apostas, o foco passou pela compra de uma empresa de comercialização de peças de automóveis, a BravaPeças, que mais tarde acabou por integrar o grupo.
Em constante dinâmica, Duarte Reis, gerente da Autocrescente, voltou a apostar no desenvolvimento económico da sua terra e em, 2007, surgiu a mediação de seguros como nova área de negócio, sucedendo-se a compra da empresa que explora os postos da Repsol na Ribeira Brava e Porto Moniz.
Apostando na expansão da sua empresa, indo à procura da perfeição que tão caracteriza a Autocrescente, em 2015 Duarte Reis sentiu que era chegada a altura de profissionalizar e apostar no negócio de rent- a-car. Assim, procedeu à aquisição de uma rent-a-car nacional com valências no Funchal, Santa Cruz e Porto Santo, fazendo com que a Autocrescente reforçasse a sua experiência nesta área específica.
Sendo assim e com o negócio a mudar sob o ponto de vista da mobilidade e sentindo que havia uma lacuna na Região, decidiu entrar no negócio de gestão de frotas (renting).
Já em 2018, fez um importante investimento: a compra do prédio que viria a sustentar o Edifício Autocrescente, junto à empresa-mãe, de modo a oferecer um serviço melhor e mais completo aos clientes, ou seja, uma oficina multimarca, com mecânica, centro de colisão e eletromecânica. Nesta caminhada pelo mundo dos negócios, em 2020, a Autocrescente foi convidada para representar as conceituadas marcas Opel e Peugeot.
Este ano e tendo em conta as previsões para as mudanças relativas ao sector automóvel no que diz respeito aos combustíveis, tecnologia, ou à própria mobilidade, Duarte Reis revela que a Autocrescente está a preparar-se para acompanhar esta evolução. Nesse sentido, adianta relativamente aos carros elétricos, que tem havido “muito interesse e muita procura por parte dos clientes e já é uma realidade na Região”.
Mostrando o seu orgulho na equipa e a sua gratidão, que o acompanha diariamente, Duarte Reis destaca a importância dos seus colaboradores, bem como do “núcleo duro de fornecedores, clientes de confiança que nos têm ajudado, ao longo destes anos, neste trabalho árduo mas gratificante”.
Por ocasião de mais um aniversário, o gerente da empresa aproveita para deixar um agradecimento especial a todos os clientes e a toda a equipa, à sua família, salientando que “sem eles a Autocrescente não existiria”. Além disso, recorda que estes 21 anos representam uma caminhada desafiante, em que foi necessário encarar alguns problemas, mas o que é certo é que “nós fomos resilientes, encontrámos as soluções e avançámos, mantendo sempre a seriedade, a transparência e o foco nos nossos negócios e conquistando a confiança dos nossos clientes, procurando reinventarmo-nos constantemente o que nos permite afrontar o futuro com tranquilidade e dinamismo”.
A Autocrescente
A empresa que nasceu na Ribeira Brava há mais de duas décadas e que, numa fase inicial, dedicava-se apenas à venda de automóveis, apostou na descentralização. Hoje em dia, a Autocrescente possui oficinas de mecânica, centro de colisão, eletromecânica, com instalações de excelência, não só no concelho da Ribeira Brava, concelho da Ponta do Sol, Cancela, concelho de Santa Cruz, no Funchal e Porto Santo. Ao leque, junta-se ainda uma empresa de gestão de frotas que está presente em todos os concelhos da Madeira, Porto Santo e inclusivamente no continente.
A empresa conta ainda com o aluguer de automóveis na ilha da Madeira e do Porto Santo, o que resulta numa carteira de clientes diversificada, desde empresas multinacionais, nacionais e regionais, entidades públicas e muitos clientes particulares. No total, são 110 os colaboradores que asseguram o bom funcionamento da empresa e que garantem um serviço personalizado e especializado a todos os clientes.
Refira-se ainda que a Autocrescente é representante oficial da Shell nas ilhas Madeira e Porto Santo e é também distribuidor das marcas SKF, TRW, Lucas, Loctite, Aisin, IADA e KSTools.