Oficinas há muitas, mas a MotorTube não pretende ser apenas mais uma. Nasceu com um conceito muito bem definido e direcionado a uma tipologia de cliente que procura rapidez e um bom serviço.
Mesmo junto ao aeroporto de Lisboa, num local carregado de oficinas de automóveis, apareceu agora a MotorTube. Não pretende ser uma oficina para fazer número nem para fazer concorrência, isto porque nasceu de um conceito que se pretende adaptar ao dia-a-dia dos atarefados clientes lisboetas e assim ir de encontro ao seu estilo de vida.
Apesar de ser uma nova oficina, a MotorTube é gerida por David Carreto e João Cruz, dois profissionais com experiência no ramo e com destacada presença nas redes sociais, mas que têm ideias muito concretas sobre o que deve ser uma moderna oficina de automóveis multimarca. Aliás, acompanhar o dia-a-dia desta oficina não é difícil, pois basta uma visita ao facebook (MotorTubePremium) e assim perceber tudo o que está a ser feito em termos de desenvolvimento do negócio, mas em que a transparência (para o cliente final) funciona como uma “máxima”.
Diga-se de passagem que o próprio nome da oficina nasce da relação entre o negócio oficinal (Motor) e as redes sociais (a utilização da palavra Tube, que vem de Youtube). “Se não existissem as redes sociais simplesmente a MotorTube não existia”. Mais direto que isto não poderia ser David Carreto, gerente da oficina, explicando que é dessa forma que a MotorTube quer estar o mais próximo possível dos seus clientes e potenciais clientes, até porque “qualquer negócio hoje em dia tem que ter presença online e nas redes sociais, pois o cliente procura tudo através do seu smartphone”.
Dinamizar uma comunicação eficaz através das redes sociais é um dos objetivos da MotorTube e com isso tornar o negócio o mais transparente possível para os clientes e também para outras oficinas. “Sabemos que não poderemos mostrar tudo o que se irá fazer na oficina, mas as pessoas vão ter acesso aquilo que fazemos e como fazemos”, diz João Cruz.
CONCEITO
A ideia da oficina nasceu há quase um ano fruto da amizade entre David Carreto e João Cruz, mas o conceito foi sendo amadurecido (e continuará a ser no futuro) e parte da ideia de que “é mais fácil ter satisfeito um cliente que tenha um carro recente do que um cliente que tenha um carro com muitos anos e cheio de problemas”, diz David Carreto, explicando que “o que queremos é prontidão no serviço, rapidez e dinamizar muitos serviços ao longo do dia e não apenas um serviço que demore muitas horas”.
Foi assim estabelecido que a MotorTube pretende acima de tudo trabalhar com carros até 12 anos (o que não quer dizer que feche a porta a carros com mais anos) até porque o cliente que traz esse tipo de veículo “tem um trato mais fácil, está disposto a pagar por um serviço melhor desde que sintam que deste lado existe preocupação com a vida deles”. Seguindo esta ideia, na MotorTube a aposta estará centrada na manutenção de veículos, com prévia marcação do serviço (mesmo no próprio dia), permitindo que dessa forma não seja para o cliente um “fardo” pesado (em termos de tempo perdido) trazer o seu veículo à oficina. “Hoje em dia as pessoas não têm tempo para nada e nem sempre é logisticamente fácil vir à oficina e, como tal, querem rapidez e segurança no serviço”, explica João Cruz, acrescentando que “vemos que muitas oficinas estão muito agarradas às peças, nós queremos apostar sobretudo no serviço e na sua valorização para o cliente, tendo em conta o seu estilo de vida”.
Na MotorTube a regra é seguir sempre o plano de manutenção do carro e dessa forma, com a marcação prévia do serviço, quando o cliente leva o carro à oficina na hora agendada o serviço é de imediato feito pois as peças também já lá estão. Não pretendendo concorrer com o conceito de serviço sem marcação (que existe um pouco nos centros auto), David Carreto refere que “a MotorTube quer acima de tudo o máximo de transparência para o cliente e por isso não nos vamos diferenciar pelo preço mas sim pelo serviço… pois o nosso serviço é diferente”.
Por conceito, em todos os carros até seis anos que forem à manutenção na MotorTube serão instaladas peças originais, recordando João Cruz que “o cliente poderá também optar por outras soluções”, até porque um dos principais fornecedores (a MCoutinho Peças) apresenta um extenso portfólio de soluções onde “podemos fazer orçamentos com peças de origem ou com peças aftermarket”.
Com uma excelente localização (um Uber demora no máximo dois minutos a chegar à MotorTube), esta oficina possui umas modernas instalações, bem dimensionadas para o negócio e com todos os meios técnicos para responder aos seus clientes. “Tudo foi pensado numa lógica de serviço ao cliente. Muitos clientes não procuram preço, procuram serviço e alguém que realmente se preocupe em facilitar o seu dia-a-dia”, conclui David Carreto.
MotorTube
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Facebook: MotorTubePremium
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 75 de dezembro de 2021. Consulte aqui a edição.