Ver todas

Back

Olipes desenvolve Plano de Manutenção Proativa para máquinas industriais

Sabendo que a lubrificação deficiente reduz a utilidade de uma máquina industrial e aumenta os custos operacionais e financeiros, a Olipes oferece a implementação de um plano de manutenção proactiva.

Um dos valores diferenciais da Olipes – e onde reside grande parte do seu sucesso – é que disponibiliza múltiplos serviços aos seus clientes. Estes oferecem benefícios adicionais, como cursos de formação e aconselhamento sobre gestão e otimização de negócios. Mas, sobretudo, proporcionam ao profissional assistência técnica e comercial direta da fábrica, 24 horas por dia, sete dias por semana. E tudo isso independentemente da sua especialização, localização ou tamanho.

O Plano de Manutenção Proativa da Olipes baseia-se na vasta experiência do seu corpo técnico altamente qualificado, nas estatísticas acumuladas e no apoio dos principais laboratórios de análise de lubrificantes com os quais colabora a nível mundial.

“A má lubrificação leva a um maior atrito, o que se traduz em um aumento da perda de energia entre 30% e 50% da energia consumida, com o consequente custo extra de produção, sendo o desgaste prematuro a principal causa de troca de até 54% das peças substituídas em máquinas em setores como papel e florestal e mais de 80% das peças substituídas nos setores agrícola e de mineração.

A má lubrificação reduz o tempo de disponibilidade das máquinas, aumenta os custos operacionais, agrava o impacto ambiental da atividade e o risco ocupacional, gerando um maior número de operações de manutenção corretiva e um maior volume de resíduos, algo muito a ser considerado na mão de obra , política econômica e ambiental de qualquer empresa”, assegura Fernando Díaz, co-CEO da Olipes.

A análise das máquinas industriais proposta pelo Plano de Manutenção Proativa da Olipes inclui:

  • Nível de desgaste dos mecanismos, através do estudo das diferentes partículas que provocam a deterioração e do teor de metais de desgaste presentes no lubrificante.
  • Nível de contaminação e causas, para determinar as possíveis fontes de contaminação, bem como sua concentração e natureza.
  • Características físico-químicas do lubrificante, para medir o nível de oxidação do óleo e estimar sua vida útil (reserva de aditivos) e seu nível de sujidade (lodo).
  • Variação da viscosidade em relação ao óleo original, que permite conhecer o nível de degradação de seus componentes e os efeitos adversos dos contaminantes presentes.
  • Aditivos restantes, para obter informações sobre a vida útil restante do óleo do ponto de vista de seus aditivos.

A nível industrial, a lubrificação é uma das questões mais importantes para garantir a fiabilidade e disponibilidade de equipamentos, como elementos com transmissões mecânicas, motores, bombas, compressores… Todo maquinário que requer lubrificação é suscetível a falhas tribológicas – devido à interação de superfícies em movimento relativo – devido a elementos de desgaste.

Em grande parte, a vida útil dos elementos mecânicos é determinada pela qualidade e eficiência do plano de lubrificação. Sem um bom plano de lubrificação, problemas de atrito e desgaste ocorrerão e as máquinas estarão fadadas a falhas prematuras. Neste sentido, a Olipes oferece uma garantia baseada no elevado nível tecnológico dos seus produtos, na experiência acumulada pela globalidade da sua atividade e na vasta gama de lubrificantes que desenvolveu para cada aplicação da indústria.

“Para que o Plano de Manutenção Proativa da Olipes seja um sucesso, tanto a seleção adequada dos sistemas ou componentes a serem monitorados quanto o correto estabelecimento de limites de desgaste para esses componentes, a degradação do lubrificante e os objetivos de limpeza são essenciais. A frequência de amostragem que recomendamos no equipamento — sistemas hidráulicos, motores, redutores, compressores, circuitos térmicos…– variam em cada caso, dependendo da aplicação, das condições ambientais e de trabalho e da criticidade do equipamento”, aconselha Fernando Díaz.

PALAVRAS-CHAVE